TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Mecanica-PCP

Trabalho Universitário: Engenharia Mecanica-PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006

O planejamento e controle da produção em uma cooperativa do setor agroindustrial

Edimar Marcon (UFOP) edimarcon@yahoo.com.br

Nayara Franciele Silva (UFOP) nayara_fram@yahoo.com.br

Paulo Roberto do Nascimento Araújo (UFOP) p.robertoaraujo@gmail.com

Resumo: O presente trabalho procurou identificar e analisar um sistema de Planejamento e Controle da Produção em uma cooperativa de café, seu método de previsão de demanda e a existência de tendência de crescimento de demanda. Para a análise foi apresentado um levantamento bibliográfico sobre o Planejamento e Controle da Produção enfocando seus principais conceitos. Em seguida, foi apresentado um estudo de caso numa cooperativa de café do Sul de Minas, sendo esta estruturada a partir de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de recursos da metodologia científica como entrevista e questionário. Adicionalmente, foram realizadas comparações entre teoria e a realidade da empresa em questão e análise da existência de tendência de demanda para seu principal produto, bem como a eficiência da técnica de previsão de demanda utilizada pela empresa.

Palavras-chave: Planejamento e Controle; Produção; Demanda;Tendência.

1. Introdução

Os sistemas de produção vêem sofrendo várias mudanças atualmente. Esses necessitam cada vez mais de flexibilidade, pois a concorrência é acirrada na economia globalizada. As empresas que almejam permanecer no mercado devem atender a requisitos essenciais , que são preço baixo e qualidade. Além disso, com o intuito de torná-las cada vez mais competitivas, as empresas devem buscar novas estratégias para atender as exigências do cliente e a necessidade de reduzir custos. Assim, as organizações atuam na melhoria continua de seus sistemas de Administração da Produção destacando, portanto, a importância do Planejamento e controle da Produção (PCP), já que permite o bom funcionamento da empresa e a fabricação dos produtos com o uso adequado dos recursos produtivos.

O planejamento e Controle da Produção determina o que, quanto, como, onde, quando e quem irá produzir, ou seja, administra os recursos produtivos de forma a atender melhor os planos estabelecidos pela empresa.

Monks (1987) define Administração de Produção como sendo "a atividade pela qual os recursos, fluindo dentro de um sistema definido, são reunidos e transformados de uma forma controlada, a fim de agregar valor, de acordo com os objetivos empresariais".

Porém para se fazer um bom planejamento da produção deve-se ter uma boa previsão, uma excelente administração de estoque e um eficiente

1

XIII

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com