TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenhria

Artigo: Engenhria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

A formalização matemática de algoritmos desempenha um papel importante na área de ciência da computação, como forma de representar problemas decidíveis, ou seja, aqueles que são suscetíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje, pelo custo reduzido dos componentes eletrônicos que formam o seu hardware.

Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas de natureza algorítmica (RIBEIRO, 2008).

10 3 OBJETIVO DA COMPUTAÇÃO NA ENGENHARIA

Seja nas últimas décadas como nos dias atuais, assistimos e vivenciamos uma verdadeira revolução na área da informática. É um fato incontestável e inimaginável há bem pouco tempo. Novas e diferentes tecnologias são introduzidas a cada dia de uma forma avassaladora.

O acesso às informações globalizadas por meio da Internet, a comunicação por meio de e-mails, a produção de processadores cada vez mais velozes, o aumento da capacidade de armazenamento de dados e o desenvolvimento de sistemas computacionais cada vez mais robustos são apenas alguns bons exemplos dessa grande evolução.

Este enorme avanço, ou melhor, revolução tecnológica teve e tem um papel importantíssimo na Engenharia em geral, influenciando de forma direta e significativa na maneira como os projetos das mais variadas áreas são elaborados. Há décadas atrás, as réguas de cálculo (que hoje mais parecem objetos pré-históricos perante as máquinas atuais), os computadores que ocupavam uma sala inteira e as calculadoras programáveis auxiliaram, e muito, os engenheiros a automatizar simples contas e tarefas isoladas menos complexas. Nesta época, os cálculos levavam dias para serem processados, havia uma enorme limitação de memória e somente modelos mais simples podiam ser analisados.

Atualmente, todas as etapas presentes no projeto de um edifício, desde o lançamento dos dados, passando pela análise estrutural, dimensionamento e detalhamento dos elementos, até a impressão de desenhos, de alguma forma, são influenciadas pela rapidez e precisão que a informática proporciona. Um edifício inteiro é processado em minutos e todos os seus dados armazenados em um pequeno pen-drive.

Ignorar os benefícios proporcionados pela utilização de um computador nos projetos é certamente um enorme passo para trás e que, no contexto atual, não faz mais sentido.

No entanto, é importante ter ciência do seguinte aspecto: os conceitos de Engenharia evoluíram e continuam sendo aprimorados, não há dúvidas. São diversas as pesquisas inovadoras que foram e vêm sendo desenvolvidas com êxito. Porém, na realidade, o que mais avançou nesses últimos anos foi a forma como esses conceitos são aplicados no dia-a-dia de um engenheiro. É exatamente nesse contexto que entra em cena o computador. Com ele, cálculos inviáveis há algum tempo passaram a ser resolvidos com grande rapidez e eficiência nos dias de hoje.

Diante do panorama que acaba de ser descrito, torna-se então cada vez mais evidente a necessidade de ensinar e preparar os alunos de Engenharia a manipular corretamente um sistema computacional destinado à elaboração de projetos.

O futuro Engenheiro deve estar apto a utilizá-lo de forma responsável, sabendo distinguir quais os seus benefícios e as suas limitações. E, sobretudo, colocar o conhecimento em Engenharia sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com