TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Granulometria

Dissertações: Ensaio De Granulometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 12

TIPOS DE CONCRETO

Concreto convencional

É utilizado em obras corriqueiras de aplicação normal, ou seja, não requer qualquer tipo de equipamento (bomba) para disposição final. Normalmente este concreto é de pouca trabalhabilidade, sendo necessário a utilização de equipamentos de vibração para sua aplicação e para que atenda as exigências de resistência, coesão e durabilidade do concreto. Poderá também ter uma melhor trabalhabilidade com descarga manual, porém deverá ser solicitado como tipo bambeável com descarga convencional.

O concreto convencional, por ter uma difícil trabalhabilidade, requer a utilização de vibrador de imersão para que se atenda as exigências e qualidade do concreto aplicado. Convém alertar caso não se utilize o vibrador para sua disposição final, o concreto ficará comprometido.

Utilizado na maioria das obras civis, deve ser lançado nas fôrmas por método convencional (carrinhos de mão, gericas, gruas, etc ). O concreto convencional é de consistência seca e a sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, a partir de 10,0 até 40,0MPa. É aplicado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas. As vantagens são: aumento da durabilidade e qualidade final da obra, redução dos custos da obra e redução no tempo de execução.

O concreto tipo bombeável, com aplicação manual é mais fluído, portanto sua aplicação é mais fácil.

Concreto Bombeável

Pode-se definir concreto bombeável como o concreto transportado por pressão através de tubos rígidos ou mangueiras flexíveis e descarregado diretamente ou próximos dos pontos onde deve ser aplicado. A pressão pode ser aplicada por meio de pistões, por meio de ar comprimido ou pela deformação de tubos flexíveis. O concreto é considerado bombeável quando os seus componentes não se separam por segregação e quando a resistência ao deslocamento pelo interior da tubulação não atinja valores incompatíveis com a capacidade do equipamento.

Como essas propriedades são influenciadas pela composição da mistura, a dosagem do concreto para bombeamento exige alguns cuidados especiais:

• Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ).

• A Cortesia Concreto adota o Slump = 90 +/- 10 mm. Qualquer concreto diferente desta condição consideraremos do tipo especial.

• Ter argamassa suficiente e consumo mínimo de cimento de 270 kg/m3, para lubrificar os tubos internamente e facilitar o deslocamento do concreto dentro do tubo.

• Recomenda-se a utilização de britas com diâmetro máximo até 25 mm (brita 2), mesmo assim até 25%, devendo o restante ter diâmetro máximo de 19 mm (brita 1). Para prédios, dependendo da altura ou mesmo da distância de tubulação serão previstos agregados menores (britas) e/ou Slumps maiores.

Concreto Especial

Tomaremos como definição de concretos especiais àqueles excluídos das condições acima citadas. Concretos com diferentes slumps, com consumos mínimos e máximos de cimento, com fator água/cimento determinados, com FCj, com outras matérias-primas não usuais, com resistências à tração na flexão, com módulo de deformação/elasticidade, para determinadas condições e particularidades de estruturas, aditivos especiais, adições, etc., a qual citaremos a seguir.

Concreto_Magro

Característica: baixo consumo de cimento sem função estrutural.

Utilização: Como camadas de proteção, envelopamento de tubos, enchimentos de camadas, base de blocos, lastros, contra-pisos, etc.

Concreto_Aparente

Característica: Normalmente com slump maior que 90 mm, concreto mais argamassado para melhor acabamento. Poderá ser previsto a utilização de super ou hiper-plastificante.

Necessitam na execução alguns cuidados: vedação total das fôrmas; utilização de fôrmas resinadas e/ou plastificadas; escolha de um bom desmoldante; e cura mínima 5 dias.

Utilização: em estruturas pré-moldadas, pré-fabricados aparentes, estruturas de edificações, murais e painéis, lajes aparentes, telhas de porte, fachadas, elementos decorativos, etc. Condição básica é ter boa trabalhabilidade, plasticidade e textura homogênea.

Concreto Extrusado ou Maquininha

Característica: Possuem baixo slump (10+/-10mm), normalmente utiliza-se pedrisco no traço de concreto, não trabalhável em uso corrente (normal).

Este tipo de concreto deverá ser fornecido por consumo de cimento, pois a resistência final dependerá das condições de extrusão e compacidade do equipamento a qual o concreto será submetido (grau de adensamento).

Utilização: Tem sua utilização em laminados por equipamento de extrusão, que mantém o concreto confinado ou colocado em fôrmas sobre mesas vibratórias.

Normalmente onde se utiliza este tipo de concreto são guias e sarjetas, painéis e lajes laminadas, telhas laminadas, defensas e em raras exceções em algumas fôrmas deslizantes, caixas d’água, etc. Para guias existe um equipamento de extrusão que chamamos de “maquininha” e na medida que caminha o equipamento vai extrusando o concreto e deixando-o na fôrma.

Concreto Auto-adensável

Característica: Tem como característica principal um concreto fluído, de alto slump de serviço de 160 mm a 230 mm, com alta trabalhabilidade e fácil aplicação. Necessita a utilização de vibração. Pode ser previsto a utilização de aditivos superplastificantes.

Utilização: Em peças com alta taxa de armadura, paredes de diafragma, elementos estruturais: pavimentos, lajes, tubulões, fundações (com equipamento hélice contínua), blocos, vigas de transição, paredes, cortinas, etc.

Concreto Rheodinâmico

Característica: Concreto com baixo slump inicial ou sem slump (concreto seco). Necessita de quantidade mínima de água para hidratação do cimento, que com a utilização de aditivo de base éter policarboxílico (hiperplastificante), torna o concreto auto-adensável, sem necessidade de vibração. Slump superior que 240 mm. Poderá utilizar também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com