TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envie Uma Vida Em Bubble Island

Dissertações: Envie Uma Vida Em Bubble Island. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Mafalda

Mafalda é a personagem principal de uma tirinha que surgiu nos anos 60. Seu criador, Quino, argentino que aos 22 anos começou a oferecer seus desenhos para revistas e jornais, já não a desenha mais. Porém, sua popularidade cresce mais a cada dia. Mafalda, com suas inquietações e questionamentos sobre o mundo atual, a humanidade, a paz e nossos valores ocidentais nos tira do senso comum.

O interessante é que Mafalda tem aproximadamente oito anos. E como muitas crianças fala tudo o que pensa. Porém, não coloca apenas seus pais em situações embaraçosas, também coloca os leitores em uma posição de reflexão. É muito instigante ver que Mafalda é uma personagem feminina. Em sua trupe de amigos, destaca-se Susanita, uma menina que representa o exato oposto de Mafalda. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. Ela representa exatamente o que a sociedade patriarcal espera das mulheres, que sejam obedientes e se preocupem apenas com a casa, os filhos, o marido e a beleza. Porém, Susanita representa também muito do senso comum, daquelas perguntas óbvias que fazemos quando não sabemos o que significa opressão, desigualdade social, pobreza.

As tiras em quadrinhos sempre aparecem carregadas de mensagens ideológicas e históricas de um determinado momento, e por isso a análise delas revelam seus valores, conceitos e conflitos, por fim, acabam desembaraçando entre imagens e textos o mundo à sua volta (LUYTEN, 1985) no caso de Mafalda não apenas o de seu círculo familiar, mas também os temas que mais afligiam a geração dos anos 60 e 70, entre esses a questão da liberalização da mulher dentro de um novo contexto histórico, cultural e econômico, fazendo um contraponto com as raízes machistas e patriarcais também representadas nas tiras.

Há vários pontos bacanas que devem ser ressaltados quando pensamos em Mafalda. Além do fato de ser uma menina protagonista, é uma personagem latino-americana, e ela nunca nos dá respostas, mas sim perguntas.

Bibliografia: http://blogueirasfeministas.com/2011/06/mafalda/

Nombre: Luiza C. Rodrigues Silva – 220 Guia de Turismo Profesora: Regina

Mafalda

Mafalda es el personaje principal de una tira cómica que apareció en los años 60. Su creador, Quino, el argentino que a los 22 años comenzó a ofrecer sus diseños para revistas y periódicos, ya no señala a la mayoría. Sin embargo, su popularidad crece día a día. Mafalda con sus inquietudes y preguntas sobre el mundo actual, la humanidad y la paz en nuestros valores occidentales tiene sentido común.

Curiosamente, Mafalda tiene aproximadamente ocho años. ¿Y cuántos niños hablar todo lo que piensas. Pero no sólo pone a los padres en situaciones embarazosas, también pone a los lectores en una posición de reflexión. Es muy emocionante ver que Mafalda es un personaje femenino. En su grupo de amigos, hay Susanita, una chica que es exactamente lo contrario de Mafalda. Su único objetivo en la vida es encontrar un marido rico y lucir bien cuando seas mayor y tener un número de hijos por encima de la media. Representa exactamente lo que la sociedad patriarcal espera de las mujeres, a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com