TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enxofre

Ensaios: Enxofre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 6

1.0 Introdução

2.0 Metodologia

Este estudo foi realizado por intermédio de uma pesquisa da literatura sendo consultados, sites de busca e base de dados, como Banco Virtual da Saúde (BVS). As palavras chaves utilizadas para a busca foram: Enxofre,

3.0 Descrições do Enxofre

O enxofre é o elemento químico de número atômico 16 e massa atômica 32,065 u. Representa-se pela letra S em sua forma maiúscula e se localiza na tabela periódica no período 3. É participante do grupo dos calcogênios. Seu estado físico é sólido quando se encontra a uma temperatura de 20ºC e pressão de 1 atm. Possuí uma coloração amarelada, é insípido, mal condutor de calor e eletricidade além de ser quase inodoro. É insolúvel em água, porém apresenta solubilidade em dissulfeto de carbono. Um de seus compostos mais conhecidos é o dióxido de enxofre (SO2), um dos responsáveis pelo surgimento de chuvas ácidas. Não é prática comum a obtenção de enxofre em laboratórios, pois ele é localizado com relativa facilidade na natureza, avalia-se que é responsável pela composição de cerca de 0,03% da crosta terrestre. Encontra-se na sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais. Também pode ser extraído de impurezas de vários metais, ou ainda pela recuperação de gases ácidos do petróleo. Entre os minérios de sulfeto que contém enxofre, podemos citar a galena (PbS), a Pirita (FeS2), a esfalerita (ZnS) e o Cinábrio (HgS). Devido a diferentes formas de arrumação entre as ligações de seus átomos, o enxofre possui algumas formas cristalinas, como o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.

3.1 Aplicações

O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas. As plantas absorvem o enxofre do solo como íon sulfato, e algumas bactérias utilizam o sulfeto de hidrogênio da água como doadores de elétrons num processo similar a uma fotossíntese primitiva.As proteínas dependem basicamente do enxofre.

3.2 Dinâmicas do Enxofre

O ciclo do enxofre é complexo pelo grande número de estados de oxidação que este elemento pode assumir, incluindo o sulfeto de hidrogênio (H2S), dióxido de enxofre (SO2), sulfato (SO42-) e ácido sulfúrico (H2SO4), entre outros. As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos, na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos; os seres vivos se alimentam das plantas. Os microorganismos decompõem os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio. O enxofre é extraído do sulfeto, por bactérias e microorganismos, e os sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio.

Figura:01, ciclo do enxofre, Fonte:www.sobiologia.com.br

3.3 Aplicações farmacêutica ou Cosmética da substância escolhida

O enxofre pode ser encontrado tanto em sua forma pura, como em moléculas

derivadas, tais como sulfetos, sulfatos, etc.

O enxofre na forma líquida é usado para tratamento de diversas alterações na pele e

cabelos, suas propriedades possui ação

anticaspa, antiacne e anti-séptica. Essa substância é encontrada em formulações de produtos dermatológicos para tratamento de

eczemas, acne, psoríase, seborréia, caspa, etc.

A importância desse elemento químico para os seres vivos pode

ser explicada, por ele estar presente nos chamados aminoácidos

sulfurados (metionina, cisteína e cistina), fundamentais na

composição de proteínas como, a queratina dos cabelos, onde são

responsáveis pela manutenção da sua elasticidade e da estrutura.

Na pele, os efeitos do enxofre se devem à formação de sulfetos

com o líquido tissular, que tem a capacidade de dissolver as

secreções cutâneas entrando em contato com as paredes das

glândulas sebáceas.

Entretanto, apesar de todas essas propriedades, o enxofre em sua

forma cristalina (enxofre em pó, enxofre precipitado, etc) não é

um produto fácil de ser utilizado, especialmente devido à

dificuldade de incorporação e ao fato dele não ser absorvido na

pele, o que acaba limitando seu uso.

Para minimizar essas dificuldades e facilitar o uso dessa

substância, foi desenvolvida uma apresentação: o enxofre biosoluvel líquido, tornando facilmente dispersível em água e formulações

aquosas em geral. Produzido em condições especiais e com

controle adequado do tipo e forma de partícula, o enxofre bio- solúvel torna

possível a aplicação desse elemento nos mais diversos tipos de

formulações, com facilidade e segurança.

3.4 Aplicações específicas

Todos os tipos de formulações antiacne, sabonetes para peles oleosas e acneicas, shampoos anticaspa, shampoos anti-seborreicos, formulações para tratamento de psoríase.

3.5 Concentrações recomendadas

Concentração de Uso: 2 a 10%

Teor / Padronização de ativos: 1,5 – 2,0% de Enxofre

Solúvel em água.

O pH da formulação deverá ficar entre 5,5 e 7,5.

3.6 Conservação

Conservar em local bem fechado e ao abrigo da luz.

0.0 Funções do Enxofre na Célula ou no Tecido

Os aminoácidos cisteína, metionina homocisteína e taurina contém enxofre, formando as pontes de dissulfeto entre os polipeptídeos, ligação de grande importância para a formação das estruturas espaciais das proteínas, o que caracteriza o enxofre um dos elementos CHONPS (os seis elementos fundamentais para a vida na Terra). É constituinte de algumas vitaminas, participando na síntese do colágeno, neutraliza os tóxicos e ajuda o fígado na secreção da bílis. É encontrado em legumes como aspargos, alhos-poró, alhos, cebolas, também em pescados, queijos e gema de ovos; diferentemente do inorgânico, o enxofre dos alimentos não é tóxico e seu excesso é eliminado pela urina. Sua deficiência retarda o crescimento.

0.0 Consequências do uso incorreto de enxofre por inalação

A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.

0.0 Consequências do uso incorreto do enxofre por ingestão

Considerado essencialmente não tóxico por ingestão. A ingestão de grandes doses pode causar náuseas, dor de cabeça e inconsciência em casos severos.

0.0 Consequências do uso incorreto do enxofre por contato com a pele

O contato com a pele provoca irritação, surgindo eritemas.

0.0 Consequências do uso incorreto do enxofre por contato com os olhos

O contato com os olhos (6-8 ppm) provoca irritação lacrimejamento,fotofobia,conjuntivite e lesão do cristalino,surgindo opacificação e coriorretinite focal.

0.0 Consequências do uso incorreto do enxofre por exposição crônica

A exposição prolongada ao enxofre provoca doença pulmonar crônica (enfisema, bronquiectasia, asma) e sinusite (maxilar frontal). O manuseio prolongado provoca na pele, lesões eritematosas e ulcerosas.

0.0 Consequências do uso incorreto do enxofre por agravamento de condições pré- existentes:

Pessoas com problemas de pele são mais sensíveis ao enxofre.

0.0 Enxofre no Organismo Humano

A presença do enxofre em nosso organismo possui caráter fundamental, além de auxiliar na formação de vitaminas,proteínas e do coágulo sanguíneo, ajuda no combate à parasitas. Sua deficiência provoca diversos sintomas, como depressão, neurite, odor desagradável na saliva e diminuição do brilho da pele. Para evitar esse déficit se recomenda a ingestão de frutas e verduras. Alimentos de origem animal como leite e ovos também o possuem em sua constituição.

Classes de substancias elementares: Não metal

Origem Natural

Estado físico Sólido

Densidade [298K] 2070 kg m-3

Rede cristalina: Ortorrômbica

Ponto de fusão 386 K

Ponto de Ebulição 718 K

Condutividade Eléctrica[298K] 0.5x10-15 Ohm-1m-1

Condutividade Térmica [300K] 0.5x10-15 Ohm-1m-1

Calor de : Fusão 1.23 kJ mol-1

Calor de : vaporização 9.62 kJ mol-1

Calor de : atomização 279 kJ mol-1

0.0 Conclusão

O enxofre é um elemento químico muito útil para os seres vivos.

Está presente em plantas, alimentos, cerca de 0,03% da crosta terrestre e no organismo de seres vivos, como, os seres humanos. Normalmente encontra-se em sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de água.

A presença do enxofre no organismo dos seres humanos é necessária, pois, está presente nos aminoácidos que são utilizados na composição de proteínas, como por exemplo, a queratina. Também constitui algumas vitaminas e ajuda o fígado na secreção de bílis.

É aplicado em fórmulas de sabonetes para pele oleosa, anti-acne, shampoos anticaspa e anti-seborreicos e também como tratamento de doenças inflamatórias, como a psoríase. Sua falta no organismo pode causar depressão, perda do brilho da pele, entre outras.

O uso incorreto pode acarretar em, inflamações, náuseas, irritações na pele, conjuntivite e até doença pulmonar crônica causada pela exposição prolongada ao elemento.

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »