TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equações Diferenciais E Serie

Ensaios: Equações Diferenciais E Serie. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Temos como objetivo neste trabalho, mostrar o estudo em equações diferencias e series. Visamos também mostrar a sua devida importância e aplicações. Mostraremos também as principais características de uma equação diferencial dês da modelagem a sua aplicação em problemas de engenharia.

Estudo da Modelagem

Com objetivo de analisar problemas, buscando alternativas para a melhor solução dos mesmo, a modelagem que é estuda nas equações diferenciais, nada mais é do que mostrar o comportamento de sistemas. Sistemas ou a construção desses sistemas é dado primeiramente pela identificação das variáveis que são as responsáveis pela variação do sistema. Podemos modelar tais sistemas com fenômenos físicos que envolvam relações entre variáveis independente X e uma dependente Y. Onde uma relação expressa como uma função da variável independente X, da variável dependente Y e suas derivadas Y’ (X), Y’’ (X), .... Que é dita como equação diferencial.

Uma relação que envolve derivadas de ordem N é dita equação diferencial ordinária (EDO) e podemos expressar ela de uma forma matemática.

F (X, Y (X), Y’ (X), …, Y(n) (X)) = 0

Por alcançar um nível de exatidão muito grande, a modelagem do sistema e montado para analisar a melhor maneira de chegar essa exatidão ou a um resultado que torna muitas vezes o sistema bem variável.

Após o breve estudo mostrado até o devido ponto, analisaremos uma aplicação.

Misturas

As misturas de duas soluções salinas com concentração diferentes dá origem a uma equação diferencial de primeira ordem para a quantidade de sal contida na mistura.

Ex: Um tanque de mistura contém 300 galões de salmoura. Uma outras salmoura é bombeada para dentro do tanque a uma taxa de 3 galões por minuto; a concentração de sal nessa segunda salmoura é de 2 libras por galão. Quando a solução no tanque estiver bem misturada, ela será bombeada para fora à mesma taxa em que a segunda salmoura entrar. Se A(t) denotar a quantidade de sal (medição em libra) no tanque no instante t, a taxa segundo a qual A(t) varia será uma taxa liquida:

da/dt=(taxa de entrada de sal) – (taxa de saída de sal) = Re - Rs

Re = (3 gal/min) . (2 lb/gal) = 6 lb/min

Rs = (3 gal/min) . A/300 lb /gal = A/100 lb / min

da/dt=6-A/100

Técnica de integração de uma variável

A técnica que iremos mostrar nesse passo é para mostrar o estudo e aplicação de integrações. A integração por substituição e por partes, mostrando que estes processos são ferramentas para facilitar a integração de um ampla classe de funções.

Regra da Substituição

O importante é sermos capazes de acharmos antiderivadas. Antiderivadas que não são capazes de ser achada por nossas fórmulas de antiderivação pois elas não mostram como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com