TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipes dão Certo

Artigo: Equipes dão Certo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

Equipes dão certo

Autor: Fela Moscovici

Editora: José Olympio

Ano: 2003

9º Edição

Um pouco sobre a autora:

A autora Fela Moscovici é mestre em psicologia social pela Universidade de Chicago (EUA) e especialista em consultoria organizacional no NTL – Institute of Applied Behavioral Science (EUA). Fela foi professora de cursos de graduação e pós-graduação na Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap) e do Centro de Pós-Graduação de Psicologia Aplicada (CPGPA) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é consultora de empresas e atua nas áreas de desenvolvimento interpessoal, de executivos, de equipes e organizacional.

Equipes dão certo: A multiplicação do talento humano

O livro fala sobre as organizações do futuro, sobre os seus grupos e suas equipes. Os grupos tem em todo lugar, já as equipes não, equipes são um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo e estão em busca de alcança-lo, pessoas que tem habilidade e trabalham juntas para atingir um propósito, deve haver confiança, respeito e a comunicação que é muito importante. Os grupos trabalham juntos, mas geralmente não se tem o mesmo objetivo.

Tanto na vida pessoal quanto na profissional sempre haverá conflitos, não existe um grupo em que todas as pessoas estão se dando bem e que haverá só sorrisos, confiança e respeito, as consequências dos conflitos podem ser positivas ou negativas dependendo do modo como é enfrentado e administrado.

No livro mostra os dois conjuntos de táticas para lidar com conflitos: as de luta/fuga e as de diálogo. As táticas de luta/fuga são as mais usadas, mais não tem muito resultado positivo sobre elas, como exemplo de luta são as competições, e de fuga a evasão. A tática de diálogo incluí a negociação, confrontação e resolução de problemas, permitindo descobrir alternativas para o controle dos conflitos.

O desenvolvimento de equipe tem como objetivo ajudar na efetividade de um grupo que precisa trabalhar colaborativamente para alcançar suas metas e seus resultados. Trabalhar em equipe é bom para termos conhecimento, habilidade, melhorarmos nas questões em que mais temos dificuldades, trocar ideias e poder ajudar os outros também.

No futuro as empresas vão querer a cada dia mais ter o desenvolvimento de equipe, tendo assim algumas mudanças, mais sendo melhor para se trabalhar e terem bons resultados. A equipe deve ter uma liderança, uma pessoa que saiba lidar com os problemas e tentar resolvê-los de forma clara e rápida.

A autonomia aumenta a possiblidade de motivação dos indivíduos para a criação de novos conhecimentos, Tem as equipes semi-autônomas que planejam, organizam e controlam seu trabalho diário. Para ter uma progressão maior na autonomia exige alguns anos de esforços, competência e confiança, mais em compensação traz benefícios.

Para ajudar uma equipe a sair de grandes impasses tem alguns meio tradicionais, como a troca do líder e substituir os participantes, pois as vezes alguns grupos não dão certo, obstáculos e dificuldades sempre vão fazer parte das nossas vidas, mais com capacidade e motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com