TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergomia E Segurança

Exames: Ergomia E Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 ( ATPS)

Passo 2

Responder ás questões a seguir.

1- Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

R: O Objetivo da ergonomia á adptar o trabalho ás capacidades e possibilidades dos seres humano. Todos elementos são projetados de trabalho ergonomico, tendo em conta quem irá utiliza-los.

Identificar, analisar e reduzir os riscos ocupacionais

Adaptar o local de trabalho e condiçoes de trabalho sobre caracteristicas do operador.

Contribuir para evolução de situaçoes de trabalho, não só do ponto de vista do material, mas também em apectos socio- organizacionais, a fim de que o trabalho pode ser feito, guardando a saude e segurança , com o maximo de satisfação, controle e eficacia.

Aumentar a motivação e satisfação no trabalho.

Com isso promover saude e bem estar, reduzindo os acidentes e melhorando a produtividade da empresa e do funcionario.

2- Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Gerra Mundial ?

R: A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas.aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.

3- Como evoluiu o enfoque ergonomico até hoje, desde a sua origem?

R: A Ergonomia evoluiu com os primeiros estudos sobre o homem, executando atividadesprofissionais. Os estudos foram desenvolvidos por pesquisadores, engenheiros emédicos do trabalho. Os pesquisadores desenvolviam estudos que visavam compreender o funcionamento do trabalho do homem em atividades de trabalho,sendo Lavoisier, Da Vinci, Coulomb, Chauveau, os primeiros a desenvolverem estes estudos. Os engenheiros procuravam melhorar o desempenho do homem no trabalho,através de melhorias nas suas condições de execução. Os médicos do trabalho atuavam na proteção à saúde dos trabalhadores, por meio de estudos do nexo- causal entre doenças e as atividades exercidas pelos trabalhadores. Ramazzini, Paracelse,Tissotentre outros, foram os pioneiros nos estudos que mais tarde dariam origem à Ergonomia. Entretanto,foi W. JASTRZEBOWSKI de nacionalidade Polonesa, que utilizouo termo Ergonomia pela primeira vez em 1857, quando publicou um"ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza".Durante a II Guerra Mundial, quase 90 anos após o ensaio de JASTRZEBOWSKI, a Ergonomia veio a se desenvolver como uma área do conhecimento humano, através da conjugação entre tecnologia e as ciências humanas e biológicas, visando solucionar problemas causados por equipamentos militares complexos. Os resultados desse esforço inter disciplinar se mostraram tão frutíferos que foram aproveitados pela indústria, no pós-guerra (DUL e17 WEERDMEESTER, 1995). A primeira sociedade nacional de Ergonomia, a Ergonomics Research Society, foi criada na Inglaterra em 1949, por um Engenheiro Inglês chamado MURREL. Em 1959, foi organizada a Associação Internacional de Ergonomia, em Estocolmo. Em 1959, a OIT - Organização Internacional do Trabalho, por meio da Recomendação nº 112,incluí ao conceito de Ergonomia: adaptação do trabalho ao ser humano,quando conceituava os serviços médicos instalados em um local de trabalhoou em suas proximidades. A OIT, em 1960, define Ergonomia como sendo a"aplicaçãodas ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do ser humano ao seu trabalho.

4- No que consiste a abordagem macroergonomica?

R: A Macroergonomia é baseada em um método participativo, no qual o público envolvido no processo de trabalho

contribui para que as intervenções que se façam necessárias tenham uma maior assertividade, pois reduz a

margem de erros na sua criação e tem melhora e aceitação porque foi construído junto com os trabalhadores.

Por meio deste estudo buscou-se verificar como a liderança influencia no processo de melhoria do ambiente de

trabalho no campo da macroergonomia. As visões dos colaboradores e do gerente foram confrontadas para avaliar

os pontos críticos da gerência e propor ações de melhoria. Os resultados permitiram concluir os conceitos, técnicas

e ferramentas da macroergonomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com