TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica 1

Trabalho Universitário: Estatistica 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  3.900 Visualizações

Página 1 de 3

1- Imagine a situação de um pesquisador que deseje estudar o uso semanal da internet por estudantes de uma escola do Ensino Fundamental. Diferentes perguntas poderiam ser feitas, leia os exemplos e classifique-os em qualitativa nominal ou ordinal e quantitativa discreta ou contínua.

a) Você usa internet durante a semana? (sim ou não)

Qualitativa nominal. Pois apenas identifica a categoria, como no caso proposto os que usam internet durante a semana e os que não usam.

b) Qual a intensidade de uso da internet durante a semana? (nenhuma, pequena, média ou grande)

Qualitativa ordinal. Pois possibilita ordenar a categoria,como por exemplo, os que não usam a internet nenhuma vez durante a semana, os que usam pouco, os que usam medianamente e os que usam muitas vezes.

c) Quantas vezes você usa a internet durante a semana?

Quantitativa discreta. Assume apenas alguns valores fixos.

d) Por quantas horas você usa a internet durante a semana?

Quantitativa contínua. Assume infinitos valores.

2- Identifique o tipo de amostragem utilizada nas situações a seguir:

a) Uma empresa seleciona uma a cada 300 pilhas produzidas em sua linha de produção para a realização de testes de qualidade a fim de conseguir vencer uma licitação pública.

Amostragem sistemática. Os elementos se apresentam ordenados e não apresenta ciclos de variação coincidente com os ciclos de retirada.

b) Um pesquisador de empresa aérea seleciona aleatoriamente dez voos para entrevistar todos os passageiros desses voos.

Amostragem por conglomerado. Pois utiliza de um subgrupo de passageiros dos voos que individualmente, reproduzem todos os passageiros.

c) Uma prefeitura testa uma nova estratégia de cobrança selecionando aleatoriamente 250 consumidores com renda inferior a R$ 300,00 e 250 consumidores com renda de ao menos R$ 300,00.

Amostragem estratificada. Pois apresenta uma heterogeneidade no grupo pesquisado, o que permite a identificação de grupos homogêneos.

d) Um eleitor indeciso resolve escolher seu candidato da seguinte forma: escreve o nome de cada um deles em cartões separados, mistura-os e extrai um nome, no qual irá votar.

Amostragem aleatória simples. Pois através de um sorteio aleatório um candidato será selecionado tendo assim todos os candidatos a mesma probabilidade de ser escolhido.

e) Um pesquisador ficou em um pontode checagem de polícia (esquina), onde, a cada cinco carros que passavam, era feito um teste de bafômetro para checar a sobriedade do motorista.

Amostragem sistemática. Pois enumera os carros e retira um constante, (no caso o quinto carro que passar pela esquina), que servirá como fator de ciclo para a retirada das amostras.

f) Em uma pesquisa com 1.000 pessoas, estas foram selecionadas usando-se um computador para gerar números de telefones para os quais eram, então, discados.

Amostragem aleatória simples. Pois selecionaram números de telefone que foram escolhidos de forma aleatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com