TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  31/3/2013  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

A Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a interferência de processamento, a analise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incerteza.

Na pratica, a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em varias outras ciências.

ETAPA 1

Construir um relatório parcial contendo o resultado final destes passos, ou seja:

• Resumo teórico dos materiais lidos no Passo 1 e 2.

Introdução dos conceitos iniciais:

Segundo Ron Larson, estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de se tomar decisões. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

O estudo da estatística se divide em dois ramos principais:

Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação de dados. Estatísticas inferências é ramo que trata de tirar conclusões sobre os dados.

Para entendermos melhor a estatística temos que entender alguns conceitos:

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população.

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica da população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Dados: são informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Se dividem em:

• Dados qualitativos: que são atributos, classificações ou registros não-numéricos;

• Dados quantitativos: que consistem em medidas ou contagem numéricas.

Outra característica dos dados são os níveis de medida que podem ser:

• Nominal: dados somente qualitativos, colocar em uma categoria.

• Ordinal: dados qualitativos ou quantitativos, colocar em uma categoria e ordenar.

• Intervalar: dados quantitativos, colocar em uma categoria, ordenar e encontrar diferenças de valores.

• Racional: dados quantitativos, colocar em uma categoria, ordenar, encontrar diferenças de valores e encontrar razões entre os valores.

A Estatística já era utilizada na antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram realizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Atualmente os dados estatísticos são utilizados para atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, e tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Na prática a Estatística pode ser usada na área médica, agrícola, tecnológica, industrial, entre outras, pois a realização de análises e avaliações objetivas auxiliam na melhoria contínua de seus processos.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »