TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Trabalho Universitário: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

NOME Andreza Gimenes Sanches RA 3812640546

NOME Alexandra Maria da Silva RA 6317199415

NOME Paloma Araújo Correia RA 5824165412

NOME Mariana Mesquita Oliveira RA 3887741463

ESTATÍSTICA

PROFESSOR EAD. IVONETE MELO DE CARVALHO

PROFESSOR PRESENCIAL SYLMARA BIASI

PROFESSOR-JORCELI DE BARROS CHAPARRO

Campinas/ SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA1 4

ETAPA2 5

ETAPA 3 7

ETAPA4 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar conhecimento adquiridos dentro da disciplina de Estatística, de forma aplicada. Sendo assim, foi elaborada uma pesquisa simulada.

Essa pesquisa ajuda a retratar os conhecimentos que foram adquiridos dentro da matéria em questão.

Por meio dos dados coletados é possível aplicar alguns métodos aprendidos nas aulas. Sendo assim, um trabalho como este se torna fundamental para o melhor aprendizado dos alunos.

ETAPA 1

CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas. Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações esta sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais. Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população. Com o crescente aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País. A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos. No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística. Algumas das áreas de atuação são: Indústrias o Área de RH Universidades e instituições de pesquisas Área de demografia Área de marketing e analise de mercado Área financeira e bancaria

O PERFIL DO ESTATÍSTICO O regulamento do exercício profissional do estatístico foi criado em 15/07/1965 suas responsabilidades estão redigidas pela lei n°4739 e pelo decreto n°62.497. A função acadêmica do estatístico permite utilizar técnicas para: o Efetuar levantamentos e analise de informações o planejar e analisar ferramentas em varias áreas cientificas o Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes a melhoria e otimização dos processos. Este profissional precisa ser capaz de extrair relevantes informações através do uso de modernas técnicas de amostragem, modelagem e inferência. O estatístico atua como um detetive em busca de evidencias quantitativo sobre determinados fenômenos. Para isso é preciso: o Construir uma sólida base de conhecimentos em matemática o Incorporar habilidades no uso de computadores o Desenvolver uma boa comunicação oral e escrita o Estar aberto para novas técnicas e métodos de trabalho

Aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS

Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais. A empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

ETAPA 2

Escolha aleatoriamente 100 pacotes de café para compor sua amostra. Realizem a pesagem destes cem (100) pacotes e anotem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com