TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Método

Tese: Estatistica Método. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no esquema abaixo, responda:

a) Em qual tipo de pesquisa que esta técnica representada no esquema se enquadra?

O tipo de pesquisa que esse esquema se enquadra é a pesquisa exploratória, esse método é utilizado para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão. A pesquisa exploratória pode ser realizada através de diversas técnicas. O levantamento de experiências pelo método qualitativo pode ser feito de forma direta, através de entrevistas em profundidade ou grupos focais, ou indireta, através de técnicas projetivas.

B ) Qual é a técnica representada abaixo e como funciona? Explique como funciona esta técnica.

A técnica representada na figura é a Focus Group , que em português significa "discussões de grupo", na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experiente. O moderador é também o facilitador da sessão, pois além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.

Os focus groups são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

Nesse esquema funciona assim: os pesquisadores podem observar a discussão por detrás de uma janela espelhada, onde uma câmara de vídeo é usada para gravar a discussão para ser vista por outros que não puderam estar presentes no momento. Os pesquisadores examinam mais do que apenas as palavras, observam expressões faciais, linguagem corporal e carnal do corpo e dinâmica de grupo. Por vezes são criadas transcrições da gravação, nos pontos mais importantes.

C) Dê um exemplo prático de uma situação que poderia ser aplicada esta técnica para o alcance do objetivo da pesquisa.

Utilizando esse método, podemos alcançar bons resultados, por exemplo, quando um novo produto é lançado ou está sendo projetado, a reação do público em relação a ele ainda é um mistério. Ou seria se não fossem estas pesquisas. Elas podem ser usadas tanto em relação a produtos quanto em relação a serviços. Com as informações que se têm da pesquisa qualitativa é possível traçar estratégias para melhorar a inserção destes produtos ou serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com