TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Trabalho Escolar: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  3.473 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário

1.Como podem ser conceituados os objetivos da Contabilidade?

O objetivo da Contabilidade pode ser conceituado de duas formas distintas, a primeira é fornecer aos usuários, de qualquer natureza, um conjunto de informações que deveria atender a todos os usuários igualmente. A segunda é que a Contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastro de informação totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário.

2.Qual a meta mais importante a ser maximizada pelo acionista com participação acentuada(digamos,mais de 10%) no capital de uma empresa?

A meta mais importante para o acionista é ver maximizado o seu rendimento (fluxo de dividendos) por ação, mas também pode estar interessado em maximizar o valor patrimonial da ação, em caso de retirada ou liquidação da sociedade, as entradas líquidas de caixa futuras talvez sejam o insumo informativo mais importante, apesar de ser mais adequado talvez expresso em termos de custos de reposição, provavelmente seja mais adequado.

3. Os vários tipos de usuários estão interessados em fluxos futuros (de caixa, de resultados ou de capital de giro líquido). Qual o motivo? Até que ponto é válida a informação contábil sobre eventos passados e atuais para inferir com relação a eventos futuros?

As informações são voltadas para tomada de decisões atuais, que influenciam no prazo, surgindo assim eventos futuros, pois são essas previsões que fazem evitar as perdas futuras do caixa, tendo assim algum tipo de segurança de que os parâmetros financeiros passados se repetirão. A informação implica na adequação da mensuração contábil, se a informação passada foi colhida com métodos adequados de mensuração ela será importante e valida para dizer o que poderá ocorrer no futuro, em situações semelhantes.

4. O modelo decisório do tomador de decisões sofre influência da qualidade e da quantidade de informação existente. Se estudássemos o modelo decisório para determinar a informação que será fornecida, não criaria isto um círculo vicioso? Como amenizar o impasse?

Sim, para amenizar o impasse um sistema de informação contábil dentro da empresa deveria ser dimensionado para captar a registrar uma série bastante ampla de informações elementares, que poderiam ser agregadas, classificadas e apresentadas em vários subconjuntos, conforme o interesse particular de cada tipo de usuário. Assim contendo todas as informações existentes para que esse modelo seja consultado por usuários, sendo um arquivo base de informações contábeis capaz de fornecer saídas, periódicas e uteis para as metas do maior número possível de usuários.

5. Compare, por meio de um quadro-resumo, as várias abordagens à teoria da Contabilidade. Analise suas vantagens e desvantagens. Por que, na opinião do autor, é a Abordagem Sistêmica a que oferece maiores perspectivas para a Contabilidade?

ABORDAGEM CONCEITO VANTAGEM DESVANTAGEM

ÉTICA A Contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados. Vários contadores teriam diferentes ideias sobre tais conceitos. Por exemplo, alguns poderiam conceber que todos os usuários seriam bem servidos se a base de avaliação fosse a custos históricos, na premissa de que são objetivos e, portanto, verdadeiros, justo e não enviesados. Da mesma forma que a teoria do comportamento, esta abordagem apresenta aspectos subjetivos de difícil avaliação a luz do estágio atual do desenvolvimento da economia.

COMPORNAMENTAL As informações contábeis deveriam ser feitas “sob medida” e forma que os usuários reagissem para tomar a decisão correta. Atingem os campos da Psicologia, da Sociologia e da Economia, dando ênfase à forma pela qual os relatórios contábeis são utilizados mais do que ao desenvolvimento lógico dos demonstrativos. Muita pesquisa será necessária, ainda, no campo da teoria do comportamento, antes de ser aplicada, com maior intensidade na Contabilidade.

MACROECONÔMICA Fixa-se em objetivos econômicos definidos, utilizando o approach da teoria do comportamento para atingir determinados fins macroeconômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com