TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Trabalho Universitário: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  2.115 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Controle

1- Defina o conceito de controle. Qual é a sua relação com a função do planejamento?

O controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos.

O planejamento especifica os objetivos organizacionais e controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados. Sem objetivos, o controle não seria possível, uma vez que não existiriam padrões para avaliar o desempenho da organização.

2- Quais são as diferenças entre o controle de mercado, de burocracia e de clã?

Controle de Marcado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. É um controle que avalia o desempenho com base em fatores externos da organização.

Controle Burocrático é assegurado mediante autoridade e responsabilidade hierárquicas, fazendo uso de mecanismos administrativos e burocráticos, com regras, normas, padrões, políticas, procedimentos e orçamentos para influenciar e avaliar o desempenho.

Controle de Clã é assegurado pelo compartilhamento de valores, normais, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional. O controle de clã confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar p alcance dos objetivos organizacionais.

3- Dê exemplo de

controle preventivo, simultâneo e posterior em um banco comercial.

Controle Preventivo: Exigir aos clientes na hora de solicitar empréstimo, uma lista de documentação que permita ao banco analisar e administrar o risco do cliente, evitando problemas futuros como o não pagamento da dívida.

Controle Simultâneo: Financiamento de uma imóvel onde os bancos financeiros ficam monitorando o pagamento da dívida pelos clientes e caso este fique inadimplente do um determinado período, antes que a “bola de neve” cresça mais, o banco aciona a justiça solicitando o retorno do imóvel e depois o leilão do mesmo para cobrir uma parte ou toda dívida existente ainda.

Controle Posterior: Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. Ex: A meta de um banco é captar 1500 clientes/mês, só que a média mensal durante os seis primeiros meses do ano foi de apenas 1000 clientes/mês. Um desvio negativo de 33% do que o estabelecido na meta.

4- Quais são as etapas do processo de controle? Qual é a mais importante?

O estabelecimento de parâmetros de desenvolvimento; a medição do desempenho real; a comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos e a implementação de medidas corretivas.

Para mim, todos os processos de controle são importantes, mas darei ênfase ao processo de comparação do desempenho com os parâmetros preestabelecidos, pois ele avalia o desempenho real em comparação com os parâmetros estabelecidos e consequentemente avalia os desvios que acontecem na decorrer da execução das

atividades, e cabe ao administrador interpretar a aceitabilidade dessa variação. Um gestor pode acompanhar diariamente a produção de um determinado insumo e comparar como a meta estabelecida para aquele período saber se a meta será atingida ou não.

5- O que você entende por sistema de controle? Quais são as características dos sistemas de controle eficazes? Dê que modo fatores como a dimensão, a estrutura ou a cultura organizacionais pode influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com