TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Casos: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

A estatística é muito mais do que a simples construção de gráficos e o cálculo de médias. Uma pesquisa estatística consiste em um trabalho de planejamento, identificação, reunião, tratamento, análise e apresentação de informações (dados). Dividida em três áreas, as técnicas estatísticas possibilitam descrever um conjunto de dados amostral, fazer inferências à população e estudar a incerteza de fenômenos aleatórios. A classificação das variáveis quanto ao seu tipo contribui para a escolha das técnicas de amostragem e das técnicas de análises que serão utilizadas e direciona para a clara interpretação da conclusão.

Conceito de estatística

Quantos somos? Quem vai vencer a eleição para prefeito na capital do meu estado? Qual é a maior torcida do Brasil? Quantas escolas municipais há no Brasil? Respostas a essas perguntas, em geral, são obtidas a partir de uma pesquisa estatística.

A estatística é muito mais do que a simples construção de gráficos e o cálculo de médias. Uma pesquisa estatística consiste em um trabalho de identificação, reunião, tratamento, análise e apresentação de informações (dados) para satisfazer certa necessidade. Com a chegada dos computadores de alta velocidade, grandes volumes de dados podem ser obtidos nas mais diferentes áreas e, assim, pesquisas estatísticas são realizadas com os mais diversos objetivos, em áreas tão diversas quanto ciências médicas e biológicas, engenharias, ciências sociais e econômicas, turismo, esporte etc.

A importância da estatística na psicologia

O psicólogo é o único profissional que pode aplicar os testes psicológicos. Nesse sentido, uma das maneiras de se validar um desses testes é fazendo uma grande coleta de informações de diversas pessoas e depois avaliar todos os dados, resultando, assim, o que é mais comum numa população. Mas, para que seja possível analisar essas informações coletadas no teste de forma global e inferir a conclusão para toda a população, faz-se necessário o uso de ferramentas fornecidas pela estatística.

Exemplo de aplicação da estatística na psicologia

Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul: Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas

... Quanto ao número de drogas utilizadas por paciente, verificou-se que 25 pacientes (52.1%) faziam uso de apenas um tipo de droga, sendo que 21 pacientes (43.7%) só bebiam álcool e 4 pacientes (8.3%) usavam apenas cocaína, e 23 pacientes (47.9%) eram poliusuários. No total, 41 pacientes (85.4%) faziam uso de álcool, 25 (52.1%) de cocaína, 14 (29.1%) de maconha e 1 (2.0%) de benzodiazepínicos...

Segundo Magalhães (2005), a estatística pode ser dividida em três áreas:

• Descritiva: normalmente utilizada na etapa inicial das análises, é um conjunto de técnicas destinadas a:

- organizar;

- descrever;

- resumir os dados;

- tirar conclusões a respeito das características de interesse.

• Inferencial: também chamada de estatística indutiva, essa reúne um conjunto de técnicas que permitem utilizar dados vindos de uma amostra para tirar conclusões sobre a população.

• Probabilidade: pode ser pensada como a teoria matemática utilizada para se estudar a incerteza vinda de fenômenos de caráter aleatórios.

As fases básicas do método estatístico envolvem toda a elaboração que vai desde o planejamento, a coleta de dados, crítica e apuração, identificação da variável e seu tipo até a análise dos dados e interpretação dos resultados. Assim, essa elaboração envolve o processamento, a interpretação e a apresentação dos dados de diferentes maneiras para torná-los compreensíveis.

O primeiro passo quando se decide fazer uma pesquisa estatística é dedicar-se ao planejamento.

Na etapa do planejamento, são definidos:

- os objetivos da pesquisa;

- as características da amostra;

- os métodos utilizados;

- o custo;

- se há a necessidade de contratação de funcionários;

- o tempo necessário para coleta de dados entre outros fatores importantes para um resultado confiável.

É importante saber como deve ser planejado e coletado os dados a serem estudados.

Link de acesso: http://www.portalaction.com.br/content/12-coleta-de-dados

_________________________________________________________________

Já na fase da crítica e apuração, são procuradas falhas sistemáticas no planejamento, na aquisição ou no armazenamento e através de qual critério será feita a classificação. Posteriormente é feito o reconhecimento da população de estudo.

Observe a diferença entre população e amostra no exemplo dado no vídeo a seguir.

Em cada uma das situações a seguir e indique a população e a amostra correspondente:

• Para avaliar a eficácia de uma companha de vacinação no estado do Paraná, 200 mães de recém-nascidos, durante o primeiro semestre de um dado ano e em uma dada maternidade no Paraná, foram entrevistadas a respeito da última vez em que vacinaram seus filhos.

Uma amostra, para ser boa, tem que ser representativa, ou seja, deve conter em proporção tudo o que a população possui qualitativa ou quantitativamente. E tem que ser imparcial, isto é, todos os elementos da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com