TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Trabalho Universitário: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

O que significa a palavra Estatística?

“A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias, Soares & César, 2003)”.

Essa definição e mais complexa, do que a definição que nós estamos acostumados a falar, ou seja, no dia a dia utilizamos uma forma simplificada que é:Estatística é e a ciência que serve para coletar,organizar ,analisar e interpretar dados para que assim possamos tomar decisões. A Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Pode-se até pensar que suas técnicas nasceram neste mundo contemporâneo em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a agilidade das informações, de um mundo onde o avanço tecnológico (através da criação de computadores que processam uma imensa quantidade de dados em um "piscar de olhos") é constante. Porém a utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada também no mundo antigo, e indícios de sua utilização são encontrados até na Era antes de Cristo.

Nos dias de hoje vivemos rodeados de inúmeras informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a Estatística nos é útil e como ela vem sendo muito utilizada para tomadas de decisões. Embora a Estatística esteja associada ao crescimento e ao avanço tecnológico, sua utilização é reconhecida a milhares de anos atrás. Não há como negar que a chegada de computadores cada vez mais poderosos fez com que, a Estatística se tornasse mais acessível aos seus usuários, pois imensas quantidades de informações, hoje em dia, com a utilização de softwares de estatística são copiados em uma fração de segundos, processo que antigamente era feito de forma manual, o que gerava um trabalho árduo, cansativo e gigantesco.

Podemos destacar algumas áreas aonde a Estatística já vem sido utilizada a mais tempo do que algumas que estão acrescentando seu uso nos últimos anos, por exemplo, a aplicação das técnicas estatísticas nas ciências agrícolas e nas ciências da saúde é anterior à aplicação dessas técnicas em administração ou na área de esportes. Hoje, não encontramos a Estatística somente em trabalhos acadêmicos, mas sim em: jornais, revistas e nas televisões, meios de comunicação que atingem uma variedade de pessoas, muitas das quais não tem nenhum conhecimento sobre este assunto, que apenas observam gráficos e tabelas, mas não sabem que o que estão visualizando e a Estatística de alguma “coisa”. De acordo com Levin (1987) é quando o pesquisador usa números - quando ele quantifica seus dados - que ele muito provavelmente emprega a estatística como instrumento de descrição e/ou decisão. A Estatística divide-se em duas partes: descritiva e inferencial. A área descritiva lida com números para descrever fatos, tornando questões complexas mais fáceis de entender e a área inferencial utiliza métodos de estimativas de uma população com base nos estudos sobre amostras.

Para Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.

Vamos citar alguns acontecimentos que podem ter contribuído para a existência da Estatística, os mais importantes foram:

No mundo:

-Em 620 surgiu em Constantinopla o Primeiro Bureau de Estatística.

-No ano de 1654, Blaise Pascal e Pierre de Fermat estabelecem os princípios do cálculo de probabilidades.

-Somente em 1708, houve a criação do Primeiro Curso de Estatística, criado na Universidade de IENA, na Alemanha.

No Brasil:

-No ano de 1872, houve o primeiro senso geral da população brasileira feito por José Maria da Silva Paranhos, conhecido como Visconde do Rio Branco (1819-1880).

-Em 1936 temos a Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Em 1953

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com