TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Artigos Científicos: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP

Alunos: Denise: RA 8140757387

Gilberto: RA 9978022899

Júlio César: RA 7757668399

João: RA 9978022862

ESTATÍSTICA

Santo Ângelo-RS

2014.

UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP

Alunos: Denise: RA 8140757387

Gilberto: RA 9978022899

Júlio César: RA 7757668399

João: RA 9978022862

ESTATÍSTICA

Trabalho De Estatística do Curso de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, coordenado pela professora Renata Machado Garcia Dalpiaz orientado pelo tutor presencial Edson Marcos de Freitas.

Santo Ângelo-RS

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho de Estatística conseguimos nos focar na grande importância da mesma não só no meio administrativo, mas em todas as áreas que envolvem números e quantidades.

Pelos estudos realizados conseguimos nos aperfeiçoar e através do mesmo buscar a clareza dos gráficos e números apresentados em relatórios diários dentro da organização, pela Estatística nos aperfeiçoamos quanto a dados e estimativas.

Buscamos de maneira prática e explicativa a forma mais adequada de interpretar os números apresentados tendo em vista que através dos mesmos o administrador da empresa consegue analisar os números e estimativas de resultados.

Conclui-se que a Estatística é usada desde a Antiguidade, para o registro dos habitantes, e também para a estimativa de riquezas que cada um possuía, e esta em toda a nossa rotina não só no trabalho, mas também em nossa rotina diária, nos proporcionando maiores clarezas nos fatos e dados.

1 – ESTATÍSTICA

1.1- Controle Estatístico de Processos

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos e de serviços com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade, resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos e produtos.

Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para programarem as melhorias possíveis.

Utilizando do controle estatístico de processos a indústria de fundição do Norte Catarinense, usa esta ferramenta, por exemplo, em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente. Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel.

Sendo assim a Estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

1.2 - As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

1.3 – Aplicações da Estatística na área de Administração

A Estatística pode ser usada na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles.

Já na área de Marketing e Análise de Mercado o estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais; no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias.

Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; no desenvolvimento de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; na avaliação e projeção de indicadores financeiros; na análise das demonstrações contábeis; no desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

Usando estatística numa loja de calçados fazendo um estudo de venda de calçados verificando quais são ao calçados que mais venderam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com