TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Trabalho Escolar: Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITOS DE ESTATÍSTICA

Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões correctas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efectuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efectuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efectuar o planeamento de campanhas de marketing.

Por outras palavras o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

A Estatística se divide em duas áreas:

1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA: trata-se da coleta, da organização e da descrição dados numéricos referentes a uma população ou amostra.

2. ESTATÍSTICA INDUTIVA OU INFERENCIAL: trata-se da coleção de métodos e técnicas utilizados para se estudar uma população baseados em amostras probabilísticas desta mesma população.

População

É o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Este conceito se contrapõe ao de amostra, que é uma parte (subconjunto) da população. Outra definição possível em Estatítica chama-se população ao conjunto de todos os valores que descrevem o fenómeno que interessa ao investigador.

Por exemplo, considere uma pesquisa para estudar o peso dos 1000 alunos de uma academia de ginástica. Digamos que sejam escolhidos 50 indivíduos e que seus respectivos pesos sejam anotados. A variável aleatória a ser observada é "peso". A população é formada pelos 1000 alunos, e a amostra é formada pelos 50 alunos cujos pesos foram medidos. O que se espera é que esta amostra, se adequadamente escolhida, tenha características semelhantes (chamadas de parâmetros) à da população em estudo.

AMOSTRA

Entende-se por amostra uma parte ou subconjunto representativo da população que se quer estudar.

Considerando-se a possibilidade, na maioria das vez do tratamento de todos os elementos da população, limita-se as observações referente s a uma determinada pesquisa à apenas uma amostra dela. No entanto, é preciso garantir que a amostra possua as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que se deseja inferir.

O LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO

Censo: Um levantamento censitário consiste no levantamento efetuado sobre toda uma população, o que sempre muito difícil. Isso se deve a vários fatores: como o tempo, o custo, entre outros, por isso é um levantamento estatístico pouco utilizado.

Amostragem: É o método de trabalho estatístico mais comumente utilizado quando s e quer realizar, por exemplo, uma pesquisa eleitoral.

A amostragem consiste numa técnica para recolher amostras, que garante, tanto quanto possível, o acaso na escolha dentre a população, garantindo, portanto, que cada elemento tenha a mesma chance de ser escolhido (caráter de representatividade). Geralmente, é o tipo de levantamento estatístico mais utilizado pelo seu baixo custo e pela praticidade de tempo.

AS FASES DO LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO

A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais.

* Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;

* Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;

* Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

Nos estudos que são realizadas coletas de dados contínuas ou periódicas o interesse é a enumeração total. A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados.

Os dados são obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários) ou através de levantamentos (dados primários) e experimentos.

O pesquisador pode querer descrever o conjunto, mas o mais comum é ele querer fazer inferências a partir de amostras do total. Dessa forma a estatística participa no processo de fazer a inferência e planejar como a mesma será realizada. Nos levantamentos, como os utilizados nas pesquisas de saúde pública, a estatística indica a forma de amostragem que permite uma inferência sobre o todo. Nos experimentos ela fornece o delineamento mais adequado em cada estudo.

Processamento: Fase em que os dados são organizados através de uma classificação ou de uma ordenação para permitir sua análise e apresentação. Poe exemplo, numa pesquisa de intenção de votos, pode-se aproveitar e fazer perguntas acerca da idade, escolaridade, profissão e sexo dos entrevistados. Após uma análise destes dados, pode-se traçar um perfil do eleitor que vota no candidato A, no candidato B, e assim por diante.

Interpretação: Fase em que os dados são analisados, previsões anteriores são ou não, novas previsões são efetuadas, dados são confrontados. Nesta fase os dados são analisados e podemos encontrar justificativas para as medidas encontradas. Apresentação ou exposição dos dados: Por diversa que seja a finalidade que se tenha em vista os dados devem ser apresentados sobre formas adequadas (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que esta sendo o objeto de tratamento estatístico ulterior obtenção de medidas típicas.

Análise dos resultados: Finalmente, faz-se uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos de estatística indutiva, que tem por base a indução ou inferência, e tira-se desses resultados conclusões e previsões.

AMOSTRAGEM: COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA

Amostragem Acidental: Os entrevistados são acidentalmente escolhidos.

Exemplo: Para pessoas no supermercado e colher opiniões; Programa de TV ao vivo, registrando automaticamente opiniões contra ou favor de uma situação.

Amostragem Intencional: O investigador se dirige intencionalmente a um grupo de elementos dos quais deseja saber opinião.

Exemplo: Numa pesquisa sobre preferência por determinado cosmético, o pesquisador se dirige a um salão de beleza e entrevista as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com