TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Administração

Dissertações: Estatistica Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 14

Conteúdo

- Estatistica etapa 1 ---------------------------------------------------------------------------------------------3

Etapa 2----------------------------------------------------------------------------------------------------------4

Etapa 3------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------6

Etapa 4------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------9

Referencias Bibliográficas-----------------------------------------------------------------------------------10

ETAPA 1

Estudo Controle Estatístico de Processo:

Este estudo foi aplicado em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle

Estatístico de Processo (CEP). O objetivando identificar possíveis melhorias nos processos produtivos da indústria tendo como visão sua implementação.

Neste estudo, foram utilizados alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como: o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. Limitamos em apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar qualquer informação e/ou inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico dos dados, pois a base cientifica é a razão da aplicação deste estudo.

Estatística : Conceito

Estatística é a ciência que organiza, analisa e interpretam dados e tomada de decisões. Sendo este um conjunto de dados de dois tipos os chamados de população e amostra. A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

No antigo Egito, se faziam o uso constante de informações estatísticas para levantamento de dados populacionais, objetivando a proteção do poderio militar.

A partir do século XVI, a estatística passou a ser fortemente utilizada pelos governantes na busca de poder econômico.

A estatística é uma ferramenta com aplicação nos mais diversos segmentos, produção, comunicação, informação, planejamento, saúde, ações governamentais, tecnologia, política etc.

Aplicações

O mercado de trabalho atual demanda cada vez mais profissionais que sejam capazes de tomar decisões de forma rápida e eficiente. As tomadas de decisão, tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente acadêmico, requerem que lidemos com incerteza, sendo que a natureza da incerteza depende do problema específico com o qual estamos lidando. O trabalho do estatístico como profissional consiste na análise da informação disponível, sujeita a determinado grau de incerteza e no planejamento e obtenção de resultados relevantes a partir da análise da informação. Neste sentido, o profissional a ser formado pode trabalhar em praticamente qualquer setor da atividade acadêmica ou empresarial. De fato, as aplicações da Estatística se estendem a praticamente todas as áreas do conhecimento, tais como Física, Química, Engenharia, Medicina, Biologia, Economia, Administração, Psicologia, Arte e Literatura. Isto pode ser demonstrado na diversidade de exemplos que temos abaixo:

A Estatística nas Empresas

Na atualidade precisamos sempre interpretar códigos do meio de comunicações e outros veículos de informações.

Quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet usam modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações com intuito de divulga-las para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

No mundo atual, a empresa é uma dos mais importantes alicerces da Economia. A direção empresarial faz o uso da Estatística que facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajuda também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

Assim ao construir estatisticamente passa-se por procurar fundamentar suas praticas com base numa seleção de indicadores mais ou menos sortidos de acordo com as conveniências do momento, alicerçando os objetivos de seus projetos de forma contextual.

A Estatística na Pesquisa Científica

Na pesquisa científica, a Estatística desempenha importante papel na obtenção de dados relevantes, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados. O próprio Método Científico mostra que a Ciência funciona, de forma geral, como um ciclo onde o conhecimento dos fenômenos naturais é sempre aprimorado. Este conhecimento é que permite prever resultados experimentais e fornece a base do avanço tecnológico. A partir daí temos a relatividade geral de Einstein, a teoria quântica de Planck, o modelo de Bohr para o átomo, as leis de Mendel da hereditariedade, o modelo de dupla hélice do DNA e tantos outros. Neste ciclo da Ciência, a Estatística é quem permite a coleta eficiente de dados relevantes (planejamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com