TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica fácil

Trabalho Universitário: Estatistica fácil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Análise estatística de uma equipe de basquete no período de um semestre na Escola Superior Madre Celeste.

Leandro Souza

Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física

da Escola Superior Madre Celeste.

Resumo:

O artigo apresenta uma comparação de dois momentos (antes e depois em um período de seis meses) da equipe de basquetebol da ESMAC e demonstra os resultados obtidos utilizando a estatística quantitativa com cinco variáveis sendo elas: ataque de 2 pontos, ataque de 3 pontos, rebote, defesa e assistência, para colocar esse resultado e mostrar que o mesmo foi positivo, sendo comparado o erro padrão e desvio padrão de todas as variáveis que baixaram objetivando o crescimento da equipe.

LEANDRO RETIRE DA PARTE DOS RESULTADOS E DA CONCLUSÃO COM SEUS ARGUMENTOS E INCLUA-OS NO RESUMO.

Palavra – chave:

basquetebol, estatística, desempenho

.INTRODUÇÃO

O presente trabalho surge com o intuito de comparar o desempenho dos atletas da equipe de basquete de uma determinada faculdade (ESMAC), com o objetivo de melhorar o desempenho dos mesmos e provar em números esse crescimento.

O trabalho foi criado com a finalidade de comparar os atletas da equipe de basquete, pois foi notado que com o treinador anterior o time não estava bem e com o novo treinador houve uma melhora significativa na equipe.

Percebeu-se a necessidade de construir um instrumento de comparação quando notou-se que havia um crescimento no desempenho, então usando a estatística vamos mostrar em números os fatores e o nível deste crescimento.

O presente artigo tem relevância para o meio acadêmico, devido possibilitar a partir dele surgirem vários outros artigos, tomando-o como referencia, e também para equiparar valores estatísticos de equipes incentivando esta prática.

O presente estudo é muito simples de ser aplicado necessita apenas de um programa de computador facilitando o processo; um programa com excel ou bioestat 5.0, fica tudo bem mais simples, precisa SOMENTE que SE opere esses programas DE UMA FORMA fácil DO SEU manuseio COM os dados a serem trabalhados.

Trabalhando dessa forma os benefícios serão muito grandes, pois pode-SE equiparar os dados antes e depois de nossas equipes e até mesmo compará-los com a equipe adversária e perceber os pontos fortes e fracos das duas equipes e o crescimento das mesmas.

MATERIAIS E METODOS

Os materiais foram coletados da equipe de basquete da Escola Superior Madre Celeste, os dados foram coletados da seguinte forma: Analisando os jogos da equipe durante os campeonatos da temporada 2009, computando erros e acertos durante as competições.

A princípio logo percebo a necessidade de melhora em alguns atletas e notei que daria para melhorar fazendo alguns trabalhos e provaria essa melhora com dados estatísticos.

As variáveis utilizadas foram cinco, sendo elas: Ataque de 2 pontos, ataque de 3 pontos, rebote, defesa e assistência.

As estatísticas que foram utilizadas no trabalho foi apenas de comparação de dois períodos (antes e depois) utilizando a estatística quantitativa e comparar o rendimento dos atletas.

LEANDRO DIGA QUAIS AS ESTATISTICAS QUE SERÃO USADAS

Abaixo os números colhidos no inicio da pesquisa e depois da pesquisa.

ANTES

DEPOIS

RESULTADOS

LEANDRO COMENTE SEUS RESULTADOS E EXPLIQUE OS GRÁFICOS

As tabelas e gráficos abaixo demonstram os resultados obtidos; resultado inicial e o resultado depois do período de seis meses demonstrando o desenvolvimento da equipe.

Notou-se nos gráficos e tabelas acima, que houve um crescimento na equipe em todas as variáveis, o erro padrão em três das cinco variáveis diminuiu e nas outras duas foi igual.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com