TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esterilização

Por:   •  12/9/2015  •  Seminário  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos utilizados no centro de Estética

Todos os artigos manuseados dentro de um estabelecimento da área da beleza podem se tornar veículos de agentes infecciosos se não houver uma descontaminação de forma correta logo após serem utilizados.

Para evitar que o ambiente e as pessoas que ali circulam se contaminem, deve-se fazer a desinfecção do ambiente e dos artigos nas proporções necessárias para eliminar qualquer risco.

Os materiais devem ser classificados de acordo com o risco potencial de infecção envolvido em seu uso, para melhor definir quais procedimentos devem ser tomados (limpeza, desinfecção ou esterilização).

- Artigos críticos: São artigos destinados á penetração por meio da pele mucosas e adjacentes. Esses artigos requerem esterilização.

-Artigos semicríticos: São artigos destinados á pele não íntegras ou com mucosas íntegras. Esses artigos requerem desinfecção de médio e alto nível ou esterilização para garantir a qualidade do processo.

-Artigos não críticos: São artigos destinados ao contato com a pele integra do cliente. Esses artigos requerem limpeza e desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo de qual forma foi utilizado da ultima vez.

Os artigos reutilizáveis devem-se iniciar os procedimentos geralmente com a limpeza. Porem alguns artigos devem passar pela etapa de descontaminação anterior a limpeza, como é o caso de toalhas e lençóis contaminados.

Procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos

Os estabelecimentos de beleza devem padronizar e validar as metodologias de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos que serão utilizados.

Abaixo seguem algumas sugestões práticas e eficazes que podem ser adaptadas e utilizadas na rotina dos estabelecimentos.

Alicates, pinças, espátulas e outros instrumentos metálicos

[pic 1]

São instrumentos de uso individual, portanto não devem ser reutilizados em outros clientes sem os devidos processos de limpezas e desinfecção e esterilização.  A remoção das matérias orgânicas desses artigos deve ser feita de preferencia com detergente enzimático, para evitar a oxidação dos artigos.

Sugestão de protocolo de limpeza, desinfecção e esterilização:

  • Limpeza:

- Mergulhar os materiais sujos na cuba, de preferencia com escorredor, contendo uma solução de 0,5% de detergente enzimático ou conforme especificação do fabricante do produto que for utilizado. Deixar de molho por no mínimo cinco minutos.

  - Quando for o caso, limpar os artigos com uma escova, utilizando a mesma solução de           detergente enzimático.

  • Enxágue:

- O material deve ser enxaguado com água corrente abundantemente.

  • Secagem:

- O material deve ser seco sobre toalha limpa ou papel toalha em estufa regulada para esse fim (no máximo a 50°C);

- Pode-se utilizar a autoclave.

  • Embalagem:

-O material limpo e seco deve ser embalado em embalagem especifica para o tipo de esterilização que irá sofrer.

- A embalagem deve ser bem vedada.

- A embalagem deve ser datada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com