TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Demonstrações Financeiras

Monografias: Estrutura De Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 - Introdução 3

2 – Objetivos 3

3 - Comportamento Organizacional 4

4 – Temática 5

5 – Quadro Comparativo entre sistemas abertos e fechados 5

6 – O líder na Gestão de mudanças 6

7 – Conceitos de inovação 6

8 – Teorias de Personalidade 7

9 - Motivação 8

10 - Principais características de um líder 9

10 - Grupo e Equipe 11

11 – Considerações finais 15

10 – Referências Bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

A finalidade principal desta atividade é associar os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina: comportamento organizacional, em suas diversas dimensões, fazer comparativos entre definições de sistemas abertos e fechados de comportamento organizacional, observar as mudanças e como o líder deve se portar neste ambiente.

Esta atividade será importante para que o grupo de acadêmicos compreenda os conceitos centrais de comportamento organizacional.

Ele foi pensado nas atividades de um futuro profissional de administração que fará uso de seus conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para prestar serviços técnicos, seja ele de consultoria ou não.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um estudo abordando os temas centrais de comportamento organizacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Definir claramente o conceito de Comportamento Organizacional.

b) Demonstrar o papel do líder na gestão de mudanças.

c) Analizar a velocidade das mudanças nas organizacões e seus efeitos.

d) Identificar a diferença entre concepções.

e) Entender as diferentes formas de uso do termo motivação.

f) Definir o conceito de inovação.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Para administrar uma empresa hoje, se requer muito mais do que o simples exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. São muitas as ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das grandes mudanças no contexto econômico e social que requer habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

TEMÁTICA

Chiavenato (1999, p. 304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços para alcançar algo que individualmente jamais conseguiram.

De acordo com Maximiliano (2000, p. 243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações , tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos. Segundo Wagner III e Holleuberh (2003, p. 6 e 7).

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Sistemas Fechados Sistemas Abertos

O pensamento mecanicista tratou as organizações como máquinas. Interage com o ambiente e passa por constantes adaptações, como ocorre com os seres vivos.

Ignora a existência do homem. Percebe a existência do homem.

A entropia é característica dos sistemas fechados, uma vez que esses tem a tendência de se deteriorar e parar. Os sistemas abertos, por outro lado, tentam sustentar-se, importando energia para tentar compensar as tendências entrópicas.

Organização está isolada do meio ambiente.

Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente;

Entropia Positiva Entropia negativa

O LÍDER GESTÃO DE MUDANÇAS

Segundo Mario Persona, entrevistado pela Revista Supermercado Moderno a mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto da realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo ao nosso redor está em constante mudança e nós mesmos temos, em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos.

É necessário identificar quais as mudanças necessárias de acordo com o ambiente em que a empresa atua, seu mercado, sua equipe, seus produtos e principalmente sua liderança. Neste caso o Líder deve ser um agente de mudança, confiante, pronto a desafios e que aproveite as inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com