TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise Das Df

Exames: Estrutura E Analise Das Df. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1

BENS OU DIREITOS

Aplicações de Recursos

Ativo representa as aplicações ou usos dos recursos.Geralmente, temos ativos quando se aplica recursos na sua compra ou aquisição.É representado no Balanço qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos, além de mostrar como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo representando também, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados.

A análise do ativo é feita observando quanto há de recursos de curto prazo (Circulante) e quanto há de longo prazo (Realizável e Permanente).Ativo imobilizado mostra o volume de recursos que permanece mais tempo na empresa. A análise mais profunda exige informações adicionais que devem ser buscadas diretamente com a empresa, pois o Balanço é pobre para mostrar como está composta a capacidade produtiva da empresa, como são suas instalações e máquinas e se não há riscos envolvidos na área de produção.

ESTRUTURA DO PASSIVO

Cada grupo do Passivo define prazos diferentes para o pagamento das dividas. Para efeito de análise, o Passivo se divide essencialmente em: Recursos de Terceiros (que são dividas efetivas) e Recursos Próprios (que são recursos que pertencem aos sócios, mas que são utilizados pela empresa).

LUCROS ACUMULADOS

Circulante

Dividas com prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço.

Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.

Exigível em Longo Prazo Dívidas que a empresa paga a partir de 1 ano.

Principais contas: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.

Patrimônio Líquido Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio.

Principais contas: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros Acumulados.

O passivo representa as fontes/origens dos recursos.Todos os recursos que a empresa tem em seus ativos são financiados por recursos do Passivo. No Balanço, identificamos como a empresa está financiando seus ativos e qual é o volume total destes recursos.

Fontes que financiam a empresa:

Recursos de Terceiros:

Passivo Circulante (curto prazo) e

Exigível Longo Prazo (longo prazo)

Recursos Próprios:

Capital integralizado pelos sócios e Lucros a relação entre recursos de terceiros e Recursos Próprios é que vai definir quanto a empresa depende de terceiros. Recursos de terceiros são fontes que provêm de empresas ou pessoas que não têm vínculo societário com a empresa.

Quanto maior o volume de recursos de terceiros (fornecedores, impostos, salários, empréstimos, etc.) representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recursos de outros que com seus próprios recursos.

ESTRUTURA DADEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

A Demonstração de Resultado mostra:

Receita: são FONTES de recursos

Despesas e Custos: são APLICAÇÕES de recursos

Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual).O objetivo é de mostrar os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. Muitas empresas não conseguem sobreviver ou expandir suas atividades exatamente porque geram lucros muito baixos ou até prejuízos.

Empresas que têm prejuízos constantes exigem maior atenção. O prejuízo exige uso de recursos para pagá-los e as alternativas que uma empresa tem para isso é desfazer-se de ativo ou buscar recursos de terceiros, aumentando assim suas dívidas.

Dividimos as demonstrações financeiras da seguinte forma:

A: Demonstrações Financeiras Primárias: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;

B: Demonstrações Financeiras Secundárias: principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

C: Métodos de Análise: Horizontal e Vertical; e

D: Índices: grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária)

O objetivo da análise pode ser variado e dependerá do ponto de vista e necessidade do gestor financeiro, podendo referir-se ao passado, presente ou futuro em termos de situação e desempenho da empresa em referência.

CAPITAL DE GIRO

É o Ativo Circulante.

Capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizado para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes (duplicatas a receber) e, em caso de sobras, utilizado em aplicações financeiras temporárias.

Com estes recursos a empresa irá manter sua situação de liquidez, pois eles serão utilizados no pagamento de dívidas e, uma vez pagos os credores, eles voltam a conceder créditos e, assim manter o fluxo de capitais de terceiros na empresa.

O fluxo de capital de giro não é constante. Esta variação pode ser dar em função dos volumes, que aumentam ou diminuem, como também em função dos prazos, que podem se alongar ou estreitar ao longo do ano.

CAPITAL DE TERCEIROS

Recursos de terceiros são as dívidas de curto e longo prazo mostradas no Passivo (Circulante Exigível).Os recursos de terceiros têm origem sob duas formas:

Recursos Naturais ou Operacionais Aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa.Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com