TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etelbras

Pesquisas Acadêmicas: Etelbras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  4.262 Palavras (18 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 18

ETEBRAX – Escola Técnica do Brasil

Aluno: Helder da Fonseca.

Matricula: 201300153

Professor: Cleverson Luis

Segurança do Trabalho | Módulo de Prevenção Contra Acidentes 2013.5

Atividade 4

Lagoa santa

2013

Sumário

1º parte Você como futuro TST, agiria se estivesse trabalhando numa empresa que a política de segurança fosse ZERO e você recebesse a missão de montar uma política de conscientização? 2

Descreva as suas principais estratégias a serem implantadas e elabore um cronograma de atividades a serem adotadas e cumpridas. 2

2º parte João da Silva, soldador, teve seu olho direito atingido por uma limalha quente, ao fazer o acabamento de uma solda, utilizando o martelo para esse fim. Seu horário de trabalho é das 8 às 17 horas, o acidente aconteceu às 16:30 h. A Empresa NÃO fornece os EPIs necessários a função. João tem 18 anos de profissão. Houve uma lesão com perda total da visão, tornando-o incapacitado para realizar sua função. 2

Obs. Ao saber da ocorrência do acidente, a empresa recebeu a visita do Fiscal do MTE solicitando vários documentos, tais como: Ficha funcional do João, Ficha de Entrega de EPI, Ata de Frequência do último treinamento que João participou. Como você vai proceder diante desta situação legal? 2

3º parte Quais sãos os principais EPI´s para trabalho com Riscos Químicos, Físico(Ruído, vibrações e Raio X)? Qual a finalidade de cada um deles? 2

4º parte Você está acompanhando uma atividade em obra de 20 andares, antes de iniciar o expediente, você irá realizar o Diálogo Diário de Segurança(DDS), quais os assuntos você irá abordar? E por qual motivo serão estes? 2

Referencias bibliográficas: 2

1ºparte Você como futuro TST, agiria se estivesse trabalhando numa empresa que a política de segurança fosse ZERO e você recebesse a missão de montar uma política de conscientização?

Descreva as suas principais estratégias a serem implantadas e elabore um cronograma de atividades a serem adotadas e cumpridas.

Como TST recém contratado em uma empresa com nenhuma política de segurança do trabalho me fosse redigido a missão de implantar essa política tomaria as seguintes medidas.

Elaboraria Uma PSST que nada mais é do que um plano definido de ações elaborado para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Toda empresa tem a obrigação de implantar políticas dessa natureza é prevista de diferentes formas na legislação da maioria dos países.

Uma PSST deve incluir, no mínimo, os elementos requeridos pela legislação aplicável na instituição ou empresa. Uma vez que as organizações diferem entre si, políticas desenvolvidas para uma organização não necessariamente atenderão às necessidades de outra organização.

Desta forma apresentarei um processo de gerenciamento de riscos onde vou integrar aos planos estratégicos e processos gerenciais da organização dos riscos identificados na organização tendo as seguintes questões para os responsáveis.

• Por que a empresa/instituição deve ter uma PSST?

• O que é política?

• O que faz uma política eficaz?

• Quais questões a PSST deve abranger?

• Quem deve redigir a política?

• O que deve ser considerado na política?

• Quem são os responsáveis?

• Como se pode incorporar a política aos deveres e ações nos locais de trabalho?

• Quais são exemplos de comunicação da política?

• Quais são as sugestões para desenvolver a PSST?

• Como fazer uma lista de verificação (check-list) para revisar uma política em implantação ou já existente?

Desta forma explicarei para os responsáveis tópico a tópico de forma que eles vejam a importância da saúde e segurança do trabalho da empresa, e porque a empresa deve adotar taiscriterios.

1. Por que a empresa/instituição deve ter uma PSST?

Uma empresa deve ter Uma declaração de PSST redigida e divulgada para ajudar a promover um programa de saúde do trabalhador eficaz. Tal política refletirá as necessidades específicas dos trabalhadores inseridos em seus locais de trabalho e deve ser revista e atualizada regularmente.

2. O que é política?

Os dicionários definem "política" como "um plano claro de ação, ou método de ação, que foi escolhido deliberadamente e que guia ou tem influência nas decisões futuras".

Ao estabelecer princípios e regras, uma PSST orienta ações de saúde do trabalhador. Uma política indica o comprometimento da hierarquia e dos trabalhadores com a saúde e segurança. A declaração deve incluir a intenção de tratar as obrigações legais aplicáveis não como objetivo maior, mas como o padrão mínimo de ação.

3. O que faz uma política eficaz?

Existem muitas diferenças na forma e no conteúdo das políticas corporativas. Seu estilo, entretanto, não é tão importante quanto a clareza em relação à definição de responsabilidades e autoridade.Para ser eficaz, uma política deve:

1. Envolver a hierarquia e seus representantes na elaboração.

2. Apresentar-se consistente com os objetivos operacionais, de maneira eficiente e previsível no local de trabalho.

3. Denotar consistência e relevância diante das necessidades locais e jamais constituir-se somente como referência no nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com