TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Profissional

Casos: Etica Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL

PROFESSOR: JORGE CRESO CUTRIM DEMETRIO

ALUNA: SANDRA ELOI FERREIRA NOGUEIRA

TURMA A

ATIVIDADE 02

SÃO LUÍS – MA

06/10/2012

ATIVIDADE 02

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO x AUTO-REALIZAÇÃO HUMANA

A qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho.

Muito se tem falado sobre a qualidade de vida no trabalho. Mas a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida do indivíduo como um todo. Investir em qualidade de vida significa investir no progresso da sociedade e da economia global.

Criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho, e estar confiantes na satisfação das próprias necessidades, ao mesmo tempo em que cooperam com o grupo. Dizer às pessoas que se espera que elas façam o melhor significa que estas são consideradas capazes de alcançar altos padrões.

Parte da motivação de uma pessoa vem do fato de ela saber que tem um papel importante na organização e que outras pessoas contam com ela. A tecnologia de Qualidade de Vida no Trabalho pode ser utilizada para que as organizações renovem suas formas de organização no trabalho, de modo que, ao mesmo tempo em que se eleva o nível de satisfação do pessoal, eleve-se também a produtividade das empresas como resultado de maior participação dos empregados nos processos relacionados ao seu trabalho.

A palavra que designa QVT é, portanto, “respeito” e não “produtividade”, ou melhor, “humanismo”, e não “eficiência”. A procura pela qualidade total antes voltada apenas para o aspecto organizacional, já volta sua atenção para a qualidade de vida no trabalho, buscando uma participação maior por parte dos funcionários; descentralização de decisões; ambiente físico seguro e confortável; oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal também pode-se motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação e de integração com os ambientes de trabalho partindo sempre das suas necessidades básicas.

Logo, conclui-se que qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à auto-realização humana e que engloba um contexto baseado principalmente em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com