TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evaporadores - Transferencia De Calor

Monografias: Evaporadores - Transferencia De Calor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  1.226 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................................4

2. EVAPORADORES...................................................................................................................5

2.1. EVAPORADORES DE EXPANSÃO SECA, DIRETA OU D-X........................................5

2.2. EVAPORADORES INUNDADOS.....................................................................................6

2.3. EVAPORADOR TUBO LISO............................................................................................7

2.4. EVAPORADOR TIPO TUBOS E ALETAS.......................................................................7

2.5. EVAPORADOR DE SUPERFÍCIE DE PLACAS...............................................................8

2.6. SISTEMA DE AGUA GELADA.........................................................................................9

2.7. CAPACIDADE DO EVAPORADOR..................................................................................9

2.8. CAPACIDADE E CARGA PARCIAL..............................................................................10

3. CONCLUSÃO ........................................................................................................................13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar alguns conceitos e aplicações referentes a evaporadores, que é de grande importância dentro de um sistema de produção na área de petróleo em nossas residências, onde podemos verificar varias formas de evaporadores e como é funcionamento de cada um e como são utilizados em certos equipamentos de refrigeração em industrias.

2. Evaporadores

O evaporador é um trocador de calor que absorve o calor para o sistema de refrigeração. Ele recebe líquido refrigerante frio, de baixa pressão vindo do dispositivo de expansão e através da absorção do calor de alguma substância, vaporiza-o em seu interior. Essa substância pode ser o ar, água, outro fluído ou até mesmo um sólido.

Existem muitos tipos de evaporadores. Classificaremo-nos conforme o método utilizado para controlar o refrigerante.

2.1. Evaporadores de expansão seca, ou direta ou D-X

Os evaporadores D-X são utilizados na maioria dos sistemas de refrigeração com menos de 100 TRs. São utilizados também em certos equipamentos de refrigeração industriais.

Num evaporador D-X o fluxo de refrigerante é controlado de maneira tal que o refrigerante é essencialmente líquido ao entrar no evaporador, porém sai dele na forma gasosa.

O tradicional evaporador D-X é um "tubo" contínuo no qual flui o refrigerante vindo de dispositivo de expansão em direção a linha de sucção do compressor. A diferença de pressão existente entre a entrada e a saída ativa a circulação do refrigerante. Não ocorre recirculação e o refrigerante tem que percorrer todo o sistema (ou passar por todas as etapas do ciclo de refrigeração) antes de entrar novamente no evaporador.

Não existe um ponto claramente definido de separação entre os estados líquido e gasoso do refrigerante num evaporador D-X. Ele entra líquido, mas com um pequena quantidade de gás ("flash gas), e gradativamente a medida que vai percorrendo o evaporador vaporiza-se até estar totalmente gasoso na saída do evaporador.

2.2. Evaporadores inundados

São utilizados em sistemas voltados para conforto, acima de 100 TRs

Num evaporador inundado, o refrigerante é basicamente líquido (inundado) desde o início do evaporador até a sua saída.

Ocorre a recirculação do refrigerante dentro do evaporador devido a adição de uma câmara de separação. O refrigerante líquido entra nessa câmara através do dispositivo de expansão e devido a gravidade se concentra na parte de baixo.

A totalidade do evaporador está em contato com o refrigerante gerando uma excelente transferência de calor. A contrapartida é que os evaporadores inundados são maiores e requerem uma carga muito maior de refrigerante. O vapor gerado é separado do líquido na câmara de separação e este último é recirculado novamente no evaporador, enquanto o vapor é "puxado" pela sucção do compressor.

O evaporador inundado regula o fluxo de refrigerante através de uma válvula bóia ou dispositivo semelhante.

Também podemos classificar os evaporadores conforme a forma com que são construídos. Existem 3 categorias básicas: tubo liso, tubos e aletas e superfície de placa.

2.3. Evaporador tubo liso

Nada mais são do que simples tubos de cobre com uma forma que melhor atenda a necessidade. São comumente chamados de serpentinas de superfície primária, porque sua superfície primária, o tubo, é a única utilizada para transferir o calor.

Eles funcionam bem tanto em evaporadores D-X ou inundados. São utilizados na maioria das vezes para trabalhos onde a temperatura é mantida abaixo de 1o. C. Frequentemente são submersos em tanques de resfriamento ou congelamento de líquidos.

Foram desenvolvidos vários métodos para melhorar a eficiência de evaporadores de tubo liso, aumentando a área do mesmo que entra em contato com o refrigerante. Inserir aletas internas ou externas ao tubo de cobre é um desses métodos. Outra forma é fazer um aletamento em espiral semelhante a uma rosca de parafuso, na parte externa do tubo. São conhecidos como tubos aletados. A maioria dos evaporadores com tubo liso em uso hoje em dia tem projeto com tubos aletados

2.4. Evaporador tipo tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com