TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explosão

Projeto de pesquisa: Explosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO.

Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas e produção de gases. Uma explosão provoca ondas de pressão ao redor do local onde ocorre. Explosões são classificadas de acordo com essas ondas: em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração, em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma detonação.

Os explosivos artificiais mais comuns são os explosivos químicos, que se decompõem através de violentas reações de oxidação e produzem grandes quantidades de gás e calor.

EXPLOSÃO

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó. Alguns materiais podem causar acidentes sérios. Todos os anos, dezenas de pessoas morrem em explosões acidentais, causadas por material composto de partículas que, em mistura com o ar, podem queimar rapidamente e com efeitos dramáticos: As indústrias de processamento de produtos que em alguma de suas fases se apresentam na forma de pó são instalações de alto potencial de riscos quanto a incêndios e explosões. O açúcar se for um pó fino ou poeira, existem risco de causar uma explosão, qualquer material combustível é capaz de causar uma explosão catastrófica de pose estiver suspenso, como um pó fino ou poeira, no ar ou noutra atmosfera comburente. A 7 de fevereiro de 2008 deu  se uma grande explosão numa refinaria de açúcar perto de Savannah Geórgia, EUA. A explosão feriu mais de 30 pessoas e o numero de mortos no fim de Março de 2008 era de 13 pessoas. A explosão ainda está a ser investigada e as causas não são conhecidas em detalhe. Contudo a investigação inicial indica que foi uma explosão de pó. Muitas pessoas não estão cientes do risco de explosão de muitas poeiras e pós finos. Exemplos de materiais que apresentam risco de explosão, se presentes na forma de pós ou poeiras,incluem quase todos os materiais orgânicos - farinha, açúcar, plástico, amido,produtos farmacêuticos. Metais em pó como o alumínio ou magnésio também representam risco de explosão de pó.

As causas que geram uma explosão de pó

As condições necessárias para explosão de pó podem ser representadas como um pentágono:

COMBUTÍVEL

 A presença de um pó combustível. O tamanho daspartículas é importante partículas menores têm maior probabilidade de ignição e dispersão.

COMBURENTE

Normalmente é o oxigênio do ar, que na maioria dos caso sé suficiente para que ocorra a explosão.

SUSPENSÃO

O pó precisa estar suspenso no ar. O pó pode ser normalmente disperso no ar por um equipamento de processo. Num edifício isto pode ocorrer por uma grande fuga ou derrame, uma pequena explosão de pó inicial, ou qualquer outra perturbação que levante camadas de pó de equipamentos ou do chão.

FONTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com