TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportaçaõ Da Cachaça

Trabalho Universitário: Exportaçaõ Da Cachaça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A cachaça é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e sua produção está restrita ao território brasileiro. Cerca de 1,3 bilhões de litros são reduzidos por ano e deste total apenas o percentual de 1% a 2% é exportado, isso representa em torno de 2,5 milhões de litros. Atualmente a cachaça é exportada para mais de 60 países, entre os principais estão Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal. O principal estado brasileiro produtor de cachaça é São Paulo, mas ela é produzida em todos os de mais estados mesmo naqueles em que o cultivo de cana-de-açúcar não é favorável.

O setor da cachaça é responsável no Brasil por 600 mil empregos diretos e indiretos. Possui atualmente capacidade de produção de 12 bilhão de litros, com mais de 40 mil produtores e 4 mil marcas, onde 99% dos produtores são micro produtores. Existem dois tipos de cachaça, a de alambique e a industrial, embora a legislação não estabeleça, existem muitas diferenças entre as duas, uma dessas diferenças é o valor de comercialização, dependendo da forma como é comercializada.

No Rio Grande do Sul são produzidos 10 milhões de litros por ano. O Estado concentra a produção em cinco grandes regiões (Central Noroeste Colonial, Metropolitana/Litoral, Médio-Alto Uruguai, Vale do Taquari/Serra). Produtores gaúchos plantam 35 mil hectares de cana, sendo 30% destinado à produção de cachaça. O Estado tem aproximadamente 3,5 mil alambiques, a grande maioria dedicada à produção informal. Neste trabalho iremos apresentar uma analise da cadeia produtiva da cachaça, bem como suas oportunidades e suas ameaças de mercado.

METODOLOGIA

Para desenvolver este trabalho, escolheu um tema pra ser abordado em seu artigo, a partir desse primeiro momento começaram a serem feitas pesquisas bibliográficas em literaturas específicas e também consultas em sites relacionados com o tema sobre a cadeia produtiva da cachaça. As pesquisas realizadas são de caráter nacional regional ou local. Para tornar transparentes as informações contidas neste artigo todas as fontes consultadas estão adequadamente identificadas nas referências bibliográficas.

Missão:

Facilitar as relações pessoais e empresariais, mediante oferta de produtos e serviços de coleta e entrega, atuando no mercado com ética, competitividade, lucratividade e responsabilidade social e ambiental.

Visão:

Ser reconhecido pela excelência e inovação na prestação de serviço de coleta e entrega de produtos e similares.

Produção da cachaça

A produção de cachaça se expandiu e hoje o Brasil é o maior produtor do mundo, e a cachaça é a bebida mais consumida no país. De acordo com SEBRAE (2008), na época, com a Abolição da escravatura, o surgimento da economia cafeeira e a Proclamação da República, os dias de gloria da cachaça estavam contados. Os novos hábitos da elite cafeeira, fortemente influenciados pelos europeus se estimulavam novos comportamentos e o consumo de produtos dotados de requinte. Com essa nova realidade, atribui-se a cachaça a imagem de um produto de baixa qualidade, destinada ao consumo das classes menos privilegiadas. Essa forma de ver a cachaça segue durante anos, na década de 20 a Semana da Arte Moderna resgata os valores e símbolos nacionais. Iniciativas como a assinatura de decretos incentivou a produção de cachaças de melhor qualidade, com reconhecimento nacional e internacional. Ainda conforme SEBRAE (2008), muitos anos mais tarde, o presidente Fernando Henrique Cardoso assinou os decretos 4062/01 e 4072 /02 que estabeleceram a denominação “cachaça" como oficial e exclusiva para a aguardente de cana produzida no Brasil, dando grande contribuição ao processo de promoção e divulgação da cachaça no mercado internacional. Segundo Maia e Campelo (2006, p.13) “cachaça é denominação exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com teor Alcoólico entre 38º GL e 48º GL. A aguardente de cana pode ter grau alcoólico entre 38º GL e 54º GL, mas acima de 48º GL não pode ser denominada cachaça”. A bebida sempre encontrou espaço importante na história nacional, tendo acompanhado todas as mudanças ocorridas em cinco séculos de Brasil, seja na Revolução Pernambucana, seja na Inconfidência Mineira quando era utilizada como bebida oficial dos brindes em momentos importantes.

NO RIO GRANDE DO SUL

Conforme relatado no site Alambiques Gaúcho (2012), a história da cachaça no Rio Grande do sul teve inicio por volta de 1750, quando os imigrantes açorianos chegaram ao estado com as primeiras mudas de cana-de-açúcar. Instalada na região de Santo Antonio da Patrulha, no litoral gaúcho, a cultura encontrou o micro-clima ideal para seu desenvolvimento, e dali espalhou-se por toda região.Inicialmente chamado de cagaça, a cachaça era apenas a espuma dos tachos ou panelões em que se fervia o caldo de cana para fazer o açúcar mascavo, que valia seu peso em ouro. Esse resíduo, ainda sem fermentação, tinha pouco valor comercial e era dado como alimento aos animais.

Somente por volta da metade do Século XVI, a bebida começa a ser fermentada e destilada em alambiques de barro. Com a qualificação da produção, a cachaça deixa de ser dada aos escravos para que agüentassem melhor o duro trabalho nos canaviais e se torna a aguardente nacional.

Ao longo da história, a produção da cachaça foi aumentando e sua qualidade sendo aprimorada. A bebida atraiu consumidores de todas as partes do mundo e, no final do Século XX, passou a ter grande importância econômica para o Brasil. Hoje, a cachaça é feita com padrões comparáveis aos dos nobres destilados do mundo, como o uísque, a garapa, o conhaque, a vodka e a tequila. Desde 2001, a Cachaça é a bebida oficial do Brasil.

TIPOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com