TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exportação

Seminário: Exportação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Exportações

São quase 12 mil micro pequenas empresas que exportam no Brasil. Em 2010 o valor ultrapassou os 2 bilhões de dólares. No entanto ainda tem muito espaço para ser explorado.

Em um amplo estudo feito pelo SEBRAE e pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) apontou-se que 11858 delas exportaram em 2010 pouco mais que 2 bilhões, o que representa um aumento de 7,6% no valor das exportações em comparação a 2009.

Na média, cada MPE exportou US$170,9 mil. A pauta de exportações das micro e pequenas empresas Brasileiras é bastante diversificada em termos de produtos.

Os cinco principais itens respondem por somente14% das vendas totais, os principais itens exportados em 2010 foram calçados, pedras preciosas, vestuários, peças para veículos e móveis.

Já para as pequenas empresas, os itens de maior importância na pauta de exportação foram: móveis, peças para veículos, obras de mármore e granito e calçados.

Para o coordenador da APEX-Brasil a maior vantagem para as empresas exportarem é diversificar o mercado de clientes além de aumentar suas opções de faturamento, as empresas também ganham em competitividade quando exportam, porém, segundo o especialista falta informação e qualificação para aumentar o quadro das companhias brasileiras exportadoras, as empresas precisam estar preparadas para conhecer o mercado externo e se adequar as suas exigências. Pesquisas mostram que o Brasil ainda tem uma das menores intenções de inserção no mercado internacional.

A média brasileira é inferior às médias de todas as categorias de países analisados, valorização da real, a alta do preço das com mediteis e o fortalecimento do mercado interno, são alguns dos fatores que influenciaram na menor participação das empresas brasileiras nas exportações.

Brasil mostra desempenho frágil na exportação aos principais mercados. O desempenho da exportação brasileira por destinos em 2013 mostra que o Brasil teve dificuldades em ganhar mercado, mesmo nos países e regiões com as quais teve superávit.

Nos casos em que a exportação brasileira avançou foi de forma pontual. Em 2013 a exportação a brasileira chegou a ganhar mercado na China, mas segundo analistas, sem perspectiva de sustentação.

O Brasil conseguiu aumentar sua participação nas importações do seu principal parceiro comercial, mas isso decorreu o desempenho de um único item a soja, cujo valor de embarque para os chineses no ano passado cresceu 42% contra 2012. Ao mesmo tempo, o Brasil continua perdendo fatia de mercado nos Estados Unidos. Para os americanos, pesou não só o recuo nos embarque de petróleo.

A participação brasileira no mercado da União Europeia ficou praticamente estável, até mesmo na Argentina com quem a balança foi francamente favorável ao Brasil em 2013, a exportação brasileira somente manteve a fatia sem conseguir ganhar espaço.

De acordo com dados do acompanhamento mensal de importações e exportações da Organização Mundial do Comércio (OMC) os desembarques totais dos chineses acresceram 7,3% em relação ao ano anterior puxada pela soja, a exportação brasileira para a China cresceu mais de 11,6% o que significa ganho de mercado no país asiático.

Para José Augusto de Castro presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com