TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOTERAPIA NO BRASIL

Artigo: FISIOTERAPIA NO BRASIL. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Artigo  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

A FISIOTERAPIA NO BRASIL

O surgimento das primeiras escolas médicas no Brasil, foi através do desembarque dos protugueses no país, tendo como princípio a cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro serviço de Fisioterapia da América do Sul teve como participação o médico Arthur Silva em 1884, mais especificamente no Hospital de Misericórdia do Rio de Janeiro.

No entanto, a ciadade de São Paulo não fica para tráz, o departamento de eletricidade médica fundada pelo Doutor Raphael Penteado de Barros, no ano de 1919, conhecida hoje como USP.

Em 1929, o médico Waldo Rollim de Moraes abrangiu os conhecimentos da Fisioterapia para o Instituto do Radium Arnaldo Vieira de Carvalho.

Rio de Janeiro e São Paulo na década de 30 já possuiam o serviço de Fisioterapia, através de médicos diferenciados que buscavam conhecer mais da Fisioterapia, para melhora da saúde total ou parcial dos pacientes, para que pudessem ter uma recuperação física mais próxima da normalidade da que possuiam antes do agravo da saúde, para melhor qualidade de vida na sociedade.

Por serem médicos que tinham um amplo compromisso com o paciente, em relação ao tratamento foram considerados médicos de reabilitação.

Os avanços das faculdades de medicina ajudaram para o melhor desenvolvimento da Fisioterapia na reabilitação não só do físico, mas também do estado mental e sensorial destes pacientes, trazendo melhoria para aqueles que não obtinham mais perspectiva da suas capacidades.

Passando para a 2ª guerra mundial diferente da 1ª, teve total envolvimento do Brasil, pois com os conhecimentos da Fisioterapia, foram usadas como tratamento sequelas desta guerra, fazendo com que desenvolvessem outras instituições pelas capitais do país.

Com a modernização dos serviços de reabilitação ocorreu o aumento na procura deste, fazendo com que os médicos de reabilitação se preocupassem com o avanço dos tratamentos, e passassem isso para as faculdades para buscar um ensino da Fisioterapia como recurso terapeutico.

Em 1951, em São Paulo, especificamente na USP, foi desenvolvido o primeiro curso Técnico em Fisioterapia, com duração de um ano em período integral, disponível para alunos com ensino médio completo, tendo como mestre os médicos.

Apesar do serviço de Fisioterapia ter início no Rio, os primeiros cursos foram desencolvidos em São Paulo, só em 1952 é que a Fisioterapia é retomada na faculdade de ciencias médicas do Rio de Janeiro.

As primeira turmas formadas do curso técnicos em Fisioterapia, começaram a auxiliar os médicos em consultórios.O médico era quem indicava o tipo de tratamento e o técnico a executava.

Fazendo uma observação, pequena que seja, vemos que em mais ou menos quatro decadas atrás os primeiros profissinais só dominavam os aparelhos e não a ciência.Vemos o quanto a Fisioterapia esta avançando.

Com o crecimento da qualidade no atendimento, foi observado a necessidade de ampliação nesta área, onde a USP em 1959 junto com algumas organizações passaram a duração do curso para 2 anos. Em 1964 é criado os cursos superiores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Nos anos de 50 e 60 o MEC estabeleceu o currículo mínimo do curso superior de Fisioterapia numa versão tecnicista, daí as próximas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com