TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA

Exames: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 10

UCAM/PROMINAS

MARIA LÚCIA FARIA GOMES ALVES

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA

APARECIDA DO RIO DOCE – GOIÁS

2012

UCAM/PROMINAS

MARIA LÚCIA FARIA GOMES ALVES

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA

Artigo apresentado ao curso de Pós-graduação como requisito para a obtenção da nota parcial.

APARECIDA DO RIO DOCE – GOIÁS

2012

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA

Maria Lúcia Faria Gomes Alves

RESUMO

Em meio aos problemas de delimitações, há concordância que a Psicopedagogia é a área que estuda o processo de aprendizagem e seus bloqueios. Este artigo apresenta alguns princípios gerais que seria prioritário para a formação do psicopedagogo abrangendo sua percepção e acuidade às manifestações do ser humano em situação de aprendizagem significativa, considerando o meio no qual facilita ou impede o ato de aprender, o contexto em que vive sua afetividade, valores, hábitos e linguagem para que possa garantir a aquisição de conhecimento, desenvolvendo uma visão crítica sobre as teorias que embasam sua ação em relação ao contexto no qual atua profissionalmente, utilizando recursos para o desenvolvimento global do aprendiz, considerando-o em seu meio social específico e em seu momento histórico. Este é o grande desafio para este profissional nos dias atuais, como lidar com o aprender do ser humano neste século. Requer um profundo estudo, análise e pesquisa que são condições indispensáveis para a formação do profissional em psicopedagogia.

Palavras-chave: Psicopedagogia, formação, aprendizagem, profissional.

ABSTRACT

Amid the problems of boundaries, there is agreement that Psychology is the area that studies the learning process and its locks. This article presents some general principles that would be a priority for the formation of psychopedagogists covering their perception and acuity to be manifestations of human learning situation meaningful, considering the environment in which facilitates or hinders the act of learning, the context in which they live their affectivity , values, habits and language so that it can ensure the acquisition of knowledge by developing a critical view on the theories that underlie its action in relation to the context in which it operates professionally, using resources for the overall development of the learner, considering it in their midst their specific social and historical moment. This is the great challenge for this professional nowadays, learn how to deal with human beings in this century. Requires a thorough study, analysis and research that are prerequisites for professional training in educational psychology

Keywords: Educational psychology, training, learning, professional.

Introdução

O presente estudo está focado na contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, isto é, por meio de uma atuação diferenciada e pautada na sua formação profissional, contribuindo então para a formação do cidadão de uma forma global. Neste processo de busca e reflexão faz-se necessário uma importante indagação: Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar?

Percebe-se, hoje em dia, que a psicopedagogia tem desenvolvido estudos a fim de compreender o processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano aprimorando seus instrumentos e embasando a sua prática com conceitos teóricos.

O psicopedagogo trata do ser em constante desenvolvimento, o qual vivencia relações consigo mesmo, com o mundo que o rodeia e com diversos objetos de estudo, aprendendo na construção do seu próprio conhecimento. Isto na realidade significa dar conta dos processos de aprendizagem docentes e discentes, dos seus preconceitos, medos, facilidades e dificuldades que, articulados globalmente, da forma a identidade de todo o grupo escolar. Este profissional então, se ocupa das relações entre os que ensinam e os que aprendem e se preocupa como se dá esse processo de ensino-aprendizagem.

O dever do futuro profissional da área é buscar compreender essa problemática realizando as articulações necessárias entre o sujeito, família e escola. Deve saber como o sujeito se constitui, seu desenvolvimento durante as diferentes etapas da vida, como aprende e como ensina, a forma de interferência da escola e da família, se positiva ou não, se possui recursos psicológicos para produzir conhecimento. Isto demanda um preparo contínuo de formação profissional, para que o futuro psicopedagogo tenha condições de diagnosticar possíveis problemas de aprendizagem e assim realizar intervenções para solucionar ou amenizar essas dificuldades.

Bossa (2000), conceitua o termo psicopedagogia como um campo de investigação do ato de aprender como um saber científico. Considera que esta área vem criando um corpo teórico próprio, sistematizando instrumentos capazes de dar conta de suas investigações, não se propondo a especializar um profissional dando a ele parte do que lhe falta, mas fornecendo-lhe um novo olhar para caminhos percorridos. E é desse olhar que o psicopedagogo tem que ele deve intervir no processo de ensinar e aprender, por esse motivo a formação profissional e a atualização é de suma importância.

Com isso, este estudo procura refletir sobre a formação do profissional em psicopedagogia, buscando conhecer e entender as perspectivas sobre a psicopedagogia, a partir de dados bibliográficos e um pouco da sua trajetória histórica, tanto fora como no Brasil. Como enfrentar essas questões para lidar com o ser humano neste atual cenário e seu próprio aprender. A partir daí, serão pontuadas algumas questões referentes à formação do profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com