TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDIÇÃO

Trabalho Universitário: FUNDIÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE

1. INTRODUÇÃO

Fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. Este é um processo antigo, que foi se aperfeiçoando ao longo do tempo.

O processo de fundição em areia verde é um dos mais utilizados pela sua praticidade e economia, pelo reaproveitamento da areia verde e baixo preço para fabricação do molde.

Polia ou roldana, consta de um disco que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro. Além disso, na periferia desse disco existe um sulco, denominado gola, dentro da qual trabalha uma correia de transmissão de movimento. As polias, quanto ao modo de operação, classificam-se em fixas e móveis. Nas fixas os mancais de seus eixos permanecem em repouso em relação ao suporte onde foram fixados. Nas móveis tais mancais se movimentam juntamente com a carga que está sendo deslocada pela máquina.

Neste trabalho será mostrado o projeto de uma polia através do processo de fundição.

2. PEÇA A SER FUNDIDA

2.1 POLIA

Foi escolhida uma polia para ser projetada em um processo de fundição em areia verde.

Figura 01: Polia em perspectiva. (acervo do autor)

Figura 02: vista lateral da polia. (acervo do autor)

Figura 03: vista inferior. (acervo do autor)

Dimensões da polia:

- diâmetro externo: 120 mm;

- diâmetro interno: 100 mm;

- diâmetro do furo: 55 mm;

- altura total: 45 mm;

Estas medidas foram baseadas no desenho da polia da figura 02.

Figura 02: Polia. (DISAVEL)

2.2 MATERIAL

O material selecionado para o projeto é o ferro fundido cinzento. Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.

2.3 MOLDE

De acordo com a tabela de Valores de Contração Volumétrica de Solidificação, o ferro fundido cinzento apresenta uma contração entre 0 e 2%, portanto, deve ser corrigido as medidas do molde para que se adapte a essa contração.

Na figura 03, está representada a caixa de macho completa, com a caixa inferior e superior, com sistema de alimentação lateral e massalote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com