TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Famila E Sociedade

Exames: Famila E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

A partir dos textos e das discussões em sala de aula, vimos que a história da família passa por diferentes mudanças conforme a realidade e o contexto social da época. Descobertas antropológicas (Engels etal 1884 /1964) revelam que no início da história da humanidade as comunidades eram coletivista, tribais, nômades e igualitárias.

A atribuição de papéis fundamentou-se desde o inicio dos tempos o universo foi dividido em duas oposições masculina e feminino sobre esse argumentos foram construídas as diferenças entre os gêneros das coisa e das pessoas; cujo pressuposto e a superioridade masculina como inscrito na natureza das coisas que, naturalizada, não e questionada (Bourdien, 1999).

A instituição de família foi consolidada na Roma antiga, com o tempo o termo família passou a significar um grupo social cujo chefe mantinha sob seu pode a mulher, os filhos e certo numero de escravos, com direito de vida e morte sobre todos eles (Prado, 1991; Xavier 1998).

A família ao longo da historia sofreu influência tanto da sociedade quanto da igreja, por esse motivos e diversos fatores passou por varias transformações e mudanças de papeis.

Observamos que dentro dessas mudanças, a mulher, de submissa, dona do lar, cuidadora dos filhos conquistou e vem ainda conquistando a sua liberdade, independência, seu espaço na sociedade. Porém mesmo com tantas mudanças no decorrer da história, podemos perceber que ainda em pleno século XXI, a cultura machista se faz presente, causado desconforto e polêmica em nosso meio.

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos e está no topo dos debates sobre a igualdade de gênero no Brasil e no mundo.

A pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisa econômico aplicada (IPEA) mostra a realidade dessa sociedade machista desde a sua formulação com frases tendenciosas até a publicação do resultado final. O assunto que obteve uma maior repercussão crítica as mulheres no uso das roupas mas ousadas , e diz que as mesmas deveriam se comportar para que assim não houvessem tantos estupros .

Sabemos que a mídia manipula a população e tem grande influência na formação da opinião, tornando assim as pessoas alienadas e com conhecimentos limitados.

Um fator interessante, e que o IPEA e uma fundação pública federal vinculada à secretária de assentos estratégicos da Presidência da República e suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional as ações governamentais para a formulação e informação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro sendo assim, deve-se questionar e até duvidar, quais foram as reais intenções com essa pesquisa tanto da suas construção, do resultado obtido e na data da divulgação.

O Brasil está num momento de diversos escândalos, tais como: o caso “Petrobrás, Porto de Cuba, obras e gastos da copa do mundo” entre outros.

Em 04/04/2014 o resultado da pesquisa em relação à questão de maior polêmica foi retificado, onde antes a maioria era a favor das mulheres serem atacadas e agora temos a minoria a favor. Por esse motivo que nos leva à refletimos sobre diversos fatores aqui mencionados , podemos finalizar comas seguintes questões .

Onde está à credibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com