TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família E Sociedade

Seminário: Família E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

A família sofreu várias mudanças em sua estrutura ao longo dos séculos. No Brasil as configurações familiares são diversificadas, mas a base ainda é o modelo patriarcal. Há vários fatores que contribuíram para essas mudanças: aumento da expectativa de vida, redução do número de filhos através do controle de natalidade, aumento das famílias monoparentais, aumento dos divórcios, desenvolvimento tecnológico, expansão dos meios de comunicação ,entre outros .Essas alterações tem produzido também mudanças na relação entre homens e mulheres pois estas se inserem cada vez mais no mercado de trabalho, desconstruindo ,portanto ,o papel exercido pela mulher na sociedade. Transformações também geradas pelo sistema capitalista em que vivemos enriquecimento de uns e empobrecimento de outros.

Assim sendo, para conservar a unidade da família é necessário criar mecanismos capazes de dar suporte para que estas atendam suas necessidades ,sendo fundamental a atuação do Estado no âmbito das políticas sociais.

A Constituição Federal de 1988 consagrou a família como base da sociedade requerendo do Estado o papel de eixo fortalecedor dessa instituição social se dispondo a proporcionar apoio e desempenho de suas responsabilidades. O reconhecimento da importância da família a coloca como instituição central na Política Nacional de Assistência Social(PNAS).Há a matricialidade sócio familiar , na qual a família passa a ser entendida como núcleo protetivo inter geracional , presente no cotidiano e que o opera tanto no circuito de relações afetivas como de acessos materiais e sociais e que esta deve ser apoiada para ter as condições necessárias de desenvolver o seu papel.

Face ao exposto, concluímos que o trabalho do assistente social deve se pautar nessa diretriz, a família deve ser tratada como um todo. O assistente social deve conhecer a realidade de cada um de seus membros e desenvolver um trabalho que possua a concepção de totalidade.

A família não pode ser pensada isolada de seu contexto social e econômico. É importante compreender a família como uma categoria inserida numa conjuntura social complexa e que os problemas vividos pelos seus membros são originados de todo um contexto social, político, econômico e cultural.

O assistente social deve entender a importância da centralidade na família e colocar a teoria em prática em seus atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social(CRAS) já que a diretriz da matricialidade sócio familiar foi um avanço dentro da política social ,visando romper com as práticas assistencialistas , focalizadas e fragmentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com