TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazer

Artigos Científicos: Fazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  642 Visualizações

apel chegou por iniciativa de D. João VI. Em 1848, foi inaugurada na Bahia a primeira fabrica de papel brasileira, que utilizava fibras de bananeira como matéria-prima.

O ciclo de vida do papel tem inicio na matéria-prima que lhe da origem: a árvore.

E a vida do papel pode não terminar depois de ser utilizado, pois, o papel é um produto que pode ser reciclado várias vezes, sendo os papéis usados como importante fonte de matéria-prima .

Depois de utilizado, o papel pode ter vários destinos: ser conservado em livros; arquivos ou outros documentos; ser depositado em aterro ou lixeira; ser utilizado na incineração ou na compostagem; ou ser recuperado seletivamente, regressando assim, a fábrica de papel e cartão.

As principais operações envolvidas num processo de reciclagem de papel envolvem sua desintegração, depuração e lavagem, dispersão, despigmentação e branqueamento, sendo que é de fundamental importância sua separação antes de se iniciar o processo, pois existe um conjunto de produtos fabricados com papel que não são recicláveis, tais como etiquetas adesivas, papel térmico, guardanapos, entre outros.

Por esse motivo e feita a separação, para que as operações de reciclagem não sejam prejudicadas.

O processo de reciclagem inicia-se com a introdução do papel usado num tanque misturador, denominado desintegrado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com