TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazer Uma Pesquisa No Livro Texto Ou Nos Livros Complementares Da Disciplina Sobre Os Fundamentos De Consultas SQL E Comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em Seguida, Elaborar Um Resumo De Pelo Menos Três páginas Sobre O Resultado Da Pesquisa

Dissertações: Fazer Uma Pesquisa No Livro Texto Ou Nos Livros Complementares Da Disciplina Sobre Os Fundamentos De Consultas SQL E Comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em Seguida, Elaborar Um Resumo De Pelo Menos Três páginas Sobre O Resultado Da Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 (Aluno)

Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em seguida, elaborar um resumo de pelo menos três páginas sobre o resultado da pesquisa.

Bibliografia Complementar

• ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant (orgs.). Sistemas de Banco de Dados. 4ª ed. Rio de Janeiro: Pearson - Addison Wesley, 2005.

• HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

• DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2004.

Embora o uso de índices seja uma função básica para todos os principais SGBDs e ferramenta fundamental para a qualidade das consultas em banco de dados, é muito comum que desenvolvedores negligenciem seu uso. Um dos motivos é que normalmente as consultas SQL são confeccionadas durante o desenvolvimento dos sistemas, quando as tabelas possuem poucos registros. À medida que elas crescem em tamanho, problemas de performance começam a aparecer.

E se a professora pedisse para que procurasse alguma página que faça referência ao ex-presidente Getúlio Vargas? Sabendo que normalmente estes livros possuem índices remissivos no final, você então procura neste índice pelo nome “Getúlio Vargas”, olha em que página ele se encontra e folheia até ela. Um pouco mais trabalhoso, porém sem grandes dificuldades.

É importante perceber que, mesmo quando aplicamos um filtro em uma consulta e esta retorna um número reduzido de registros, não necessariamente será uma consulta eficiente.

Esta é a função dos índices no SQL Server e em outros SGBDs. Achar os registros com mais eficiência. Pode ser um SELECT, UPDATE ou DELETE, o SQL Server vai sempre tentar achar a forma mais rápida de executar uma QUERY.

Índices Clusterizados (Clustered Indexes)

O índice clusterizado, quando presente, é nada mais nada menos que a tabela em si, ordenado por uma ou mais colunas. Uma tabela só pode ter um (1) índice clusterizado.

Um índice clusterizado é criado automaticamente quando se é definida uma constraint do tipo PRIMARY KEY para uma ou mais colunas. Quando este índice é criado em uma (ou mais) coluna(s) que não garanta(m) sua unicidade, será criado internamente um identificador único, chamado “uniqueifier”. Este índice é muito importante pois ele quando usado em conjunto com o índice não clusterizado (explicado em seguida), torna a consulta mais eficiente.

Índices Não Clusterizados (Non-Clustered Indexes)

Um índice não clusterizado é análogo ao índice . No SQL, quando criamos um índice não clusterizado, usamos uma ou mais colunas como chave. O SQL Server então ordena estas colunas e cria um ponteiro para o registro na tabela. Isso significa que os índices e seus registros são criados fisicamente no bando de dados.

Melhores práticas para criação de índices:

• Mantenha o índice mais enxuto possível. Índices com muitas colunas são mais “pesados” para o SQL conseguir retornar os dados e manter o índice atualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com