TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feijão

Projeto de pesquisa: Feijão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O feijão constitui-se como importante fonte de proteínas e um papel fundamental na alimentação da população brasileira. Sua área plantada vem diminuindo consideravelmente nos últimos anos. O plantio da primeira safra de 2012 deverá ficar em torno de 1.272 mil hectares, 10,4% menor em relação 2010/2011 (CONAB, 2012).

Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) é o principal inseto-praga de várias espécies vegetais agrícolas (SILVA et al., 1997). Tem recebido atenção especial quanto ao desenvolvimento de métodos de controle que reduzam a aplicação de inseticidas. O controle de S. frugiperda tem sido realizado principalmente pelo uso de produtos químicos (NERI et al., 2009).

O silício é um elemento químico capaz de acumular-se em quantidades relativamente maiores em gramíneas (EPSTEIN 1994, MARSCHENER 1995, EPSTEIN 1999) quando comparado o acúmulo em leguminosas. Seus benefícios sobre controle de pragas agrícolas foram constatados em inúmeros trabalhos.

O silício não é considerado essencial às plantas, porém é benéfico (NOJOSA et al., 2006). Está presente na solução do solo como ácido silícico, forma pela qual é absorvido e transportado via xilema e, posteriormente, depositado como sílica amorfa ou estruturas silicificadas, os fitólitos (RAVEN, 2001).

A incidência e severidade de lagartas podem ser reduzidas pelo silício atuante diretamente ou indiretamente sobre a biologia e comportamento dos insetos, como observado por ANTUNES et al. (2010) em milho e girassol, sugerindo efeito aditivo no controle dessas pragas agrícolas e NERI et al. (2005), com a combinação do silício e inseticidas tornando-se mais eficientes que os tratamentos isolados no controle de lagartas em milho.

Os mecanismos pelos quais o silício atua na resistência das plantas à patógenos ainda não estão totalmente esclarecidos (PEREIRA et al., 2009).

A utilização do silício no controle de pragas agrícolas pode dar-se pela sua capacidade de atuar como elicitor da resistência induzida (FAWE et al., 2001; GOMES et al., 2005), que proporciona modificações celulares, fisiológicas e morfológicas (DIXON et al., 1994)

A resistência vegetal induzida proporcionada pelo silício poderá ser mecânica, com a formação de barreiras físicas propiciadas pela deposição de ácido mono silícico abaixo da cutícula (DATNOFF et al., 2007), formando uma barreira mecânica conhecida como dupla camada silício-cutícula (YOSHIDA et al., 1962; GOUSSAIN et al., 2002), e associação da sílica nas paredes celulares com outros constituintes tornando-as menos acessíveis às enzimas de degradação (BASAGLI et al., 2003; YAMADA & ABDALLA, 2006), ou bioquímica, aumentando a síntese de toxinas que podem agir como substâncias inibidoras ou repelentes (EPSTEIN, 1994; MARSCHNER, 1998; DANNON & WYDRA, 2004).

Este trabalho objetivou avaliar a herbivoria de seções de folhas de feijoeiro cultivado em vasos contendo solo incubado com doses crescente de uma fonte silicatada por lagartas de S. frugiperda mantidas em laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com