TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Empresarial

Casos: Filosofia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A filosofia está diretamente ligada à sabedoria e a reflexão, para acompanhar as grandes mudanças que estão acontecendo muito rápido, um bom gestor e um bom contador deve manter sempre a cabeça aberta para novas idéias, como por exemplo, saídas para crises financeiras, podem não estar em números ou livros, mas numa conversa informal ou em um momento de reflexão.

Para ajudar nesse processo, entra em cena a Filosofia, a arte de perguntar não só aos outros, mas a si mesmo é ao mesmo tempo uma ciência, que aplicada à administração consegue respostas para problemas aparentemente sem soluções. Porém a administração e a contabilidade precisa de ter uma filosofia própria para conduzir a vida de pessoas que pertencem a um determinado grupo social de profissionais liberais.

DESENVOLVIMETO

Com as mudanças no cenário atual é importante que as empresas busquem qualidade em seus processos para tornarem-se mais competitivas e a Filosofia coopera para a qualidade total, sendo que quando se junta com a rotina da empresa, estimula mudanças de comportamentos em todos os níveis hierárquicos e uma das formas é a filosofia dos 5S’s que segundo Ballestero-Alvarez (2001, p.295) o significado dos cinco sensos são:

seiri: liberação da área, utilização, organização;

seiton: arrumação, ordem;

seison: limpeza;

seiketsu: saúde, padronização, asseio;

shitsuke: autodisciplina, disciplina [...].

Os 5S têm grande profundidade e abrangência, pois estão diretamente relacionados com a parte emocional, psicológica, filosófica e até mesmo espiritual do ser humano.

Com a implantação da Filosofia dos 5s dentro de uma empresa, podem- se citar uma melhor condição física do ambiente, precaução e redução de acidentes de trabalho, estímulo e criatividade dos funcionários, redução com custos com instalações, exclusão de desperdícios de materiais e esforços, aumento do trabalho em equipe. Melhoria com o relacionamento entre os funcionários e melhor qualidade dos produtos e serviços que empresa oferece.

CONCLUSÃO

A Filosofia nos desafia a despertar nosso espírito critico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida, em busca constante do conhecimento, da verdade, está sempre à procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e ao mesmo tempo maravilhoso que vivemos.

A importância da Filosofia Empresarial está nos bons gestores e contadores que analisam, questionam sobre um determinado processo, que revêem todos os pontos, se de fato deveriam estar onde estão que possuam objetivos específicos de desenvolver mudanças na estrutura organizacional. Profissionais com mentes abertas para novas idéias capacitadas a acompanhar as grandes mudanças no mundo que estão cada vez mais rápidas.

REFERÊNCIAS

TAMBORLIN, Noberto: MACIESKI, Daniele. Implantação da Filosofia 5s`s na empresa Persianas. Revista Interdisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com