TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Experimental I

Trabalho Escolar: Fisica Experimental I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

1 Objetivos:

- Caracterizar um movimento retilíneo e uniforme (MRU);

- Calcular a velocidade de um móvel em MRU;

- Prever a posição futura a ser ocupada por um móvel que se desloca em MRU;

- Construir os gráficos da posição versus tempo e da velocidade versus tempo de um móvel em MRU.

2 Material utilizado:

- Plano inclinado;

- Um imã;

- Cronômetro.

3 Introdução Teórica

O movimento retilíneo uniforme (MRU) é um movimento cuja velocidade é constante e a posição em função do tempo e regida pela função horária: x= x0 + ν t,Onde x e a posição do móvel no instante t, x0 é a sua posição no instante t = 0 e ν sua velocidade.Um movimento retilíneo uniforme e regido pela primeira lei de Newton que diz:Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.

3.1 Descrição do Material utilizado:

O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.

Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado.

Observe que pela Lei da Conservação de Energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até uma certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.

Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.

O Imã é um objeto que provoca um campo magnético à sua volta. Um imã permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos eletros que se encontram no interior da matéria.

O Cronômetro é um instrumento que mede o intervalo de tempo decorrido desde a sua ativação até o momento em que é desativado, conservando a unidade.

Dados medidos:

5

Conclusão:

Como vimos, este trabalho é resultado de várias tentativas que exigiu no decorrer do mesmo, muita análise dos resultados e cooperação de todos envolvidos.

Uma das vantagens oferecidas e que considero a mais importante foi o conhecimento

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com