TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiocracia (François Quesnay )

Ensaios: Fisiocracia (François Quesnay ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 6

François Quesnay (1694-1774)

Economista francês (1694-1774) nascido em Mére (Île-de-France) e falecido em Versalhes. Quesnay foi fundador do fisiocratismo, que triunfa sobretudo em França na segunda metade do século XVII.Quesnay estudou medicina e a sua fama valeu-lhe ser chamado para Paris, onde obteve o respetivo grau académico (1744). Foi protegido de Mme. Pompadour, vindo a ser médico de Luís XV. Entre 1730 e 1758 publicou diversos tratados médicos e o primeiro artigo económico quando tinha mais de 60 anos. No entanto, o seu interesse pelas questões económicas vinha já da sua infância. Segundo a escola fisiocrata, só a terra é fator de produção (a teoria da produção, todavia,orientou-se no sentido de considerar as atividades produtivas, e não classes).Quesnay preocupou-se em atingir o público e educá-lo na convicção da "ordem natural", que era expressa pelo slogan "laissez faire, laissez passer". Dirigiu alguns jornais, os quais foram sendo proibidos pela censura. O maior contributo de Quesnay foi ter visto a atividade económica como uma reprodução, ideia em que se iriam basear grandes pensadores como Marx. O Tableau Economique de Quesnay é ainda hoje considerado como o primeiro modelo estrutural macroeconómico. Em todos os comentários feitos por Quesnay sobre o seu quadro, ele insiste sobre o caráter mecânico e matemático da sua análise da vida econômica, sem nunca se esquecer que ele era médico e cartesiano, e pretendia sempre demonstrar que a vida econômica funciona como uma máquina, ou, o que para ele significava a mesma coisa, um organismo vivo. Isto explica porque ele sempre se recusava a aceitar qualquer tipo de intervenção nesta "máquina", a qual ele achava que deveria ter um funcionamento espontâneo.

FISIOCRACIA

Fisiocracia (do grego "Governo da Natureza") é uma teoria econômica desenvolvida por um grupo de economistas franceses do século XVIII, que acreditavam que a riqueza das nações era derivada unicamente do valor de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra" e que produtos agrícolas deveriam ter preços elevados. 1

Suas teorias surgiram na França e foram mais populares durante a segunda metade doséculo XVIII. A Fisiocracia talvez seja a primeira teoria bem desenvolvida da economia.

O movimento foi particularmente dominado por François Quesnay (1694-1774) e Anne Robert Jacques Turgot (1727-1781). Esse movimento imediatamente precedeu a primeira escola moderna, a economia clássica, que se iniciou com a publicação do livro de Adam Smith, A Riqueza das Nações, em 1776.

A contribuição mais significativa dos fisiocratas era a sua ênfase no trabalho produtivo como fonte de riqueza nacional. Esse pensamento é contrastante em relação ao das escolas anteriores, em particular o mercantilismo, que muitas vezes focava na riqueza do governante, no acúmulo de ouro, ou no saldo da balança comercial. Enquanto a escola Mercantilista de economia dizia que o valor dos produtos da sociedade era criado no seu ponto de venda, com o vendedor vendendo seus produtos por mais dinheiro do que estes tinham "originalmente" valido, a escola Fisiocrática de economia foi a primeira a ver o trabalho como a única fonte de valor. No entanto, para os fisiocratas, apenas o trabalho agrícola criava este valor nos produtos da sociedade. Todo o trabalho "industrial" e não agrícola eram "apêndices improdutivos" para o trabalho agrícola.

Na época em que fisiocratas estavam formulando suas idéias, a economia era quase totalmente agrária. Esse talvez seja o motivo pelo qual a teoria tenha considerado apenas o trabalho agrícola como sendo valioso. Fisiocratas viam a produção de bens e serviços como consumo do excedente agrícola, uma vez que a principal fonte de energia era o músculo humano ou animal e toda a energia era derivada a partir do excedente de produção agrícola. O lucro na produção capitalista era apenas o "aluguel" obtido pelo proprietário do terreno em que a produção agrícola estava ocorrendo.

A percepção do reconhecimento dos Fisiocratas da importância fundamental do terreno foi reforçada no meio século seguinte, quando os combustíveis fósseis foram aproveitados por meio do uso da máquina a vapor. A produtividade aumentou consideravelmente. Ferrovias, e sistemas de abastecimento de água e saneamento a vapor, possíveis cidades de vários milhões de pessoas com valores da terra muitas vezes maior do que as terras agrícolas. Assim, enquanto os economistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com