TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluidos Mecanicos

Artigo: Fluidos Mecanicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

INDICE PÁGINAS

1. OBJETIVO 2

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 3

3. MATERIAIS E UTILIZADO 4

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5

5. RESULTADOS 6

6. DISCUÇÃO E CONCLUSÃO 8

7. BIOGRAFIA 9

1. OBJETIVO

Aprender a manusear equipamentos pneumáticos e compriender sistemas Fluido – Mecânico e Elétricos. Também aprender a simular os mesmo com o software FLUIDSIM-P.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Embora a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo do seu comportamento e propriedades se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 éque ela foi realmente introduzida no meio industri al.

Antes, porém, já existiam alguns campos de aplicação e aproveitamento da pneumática, como por exemplo, a indústria de mineração, a construção civil e a indústria ferroviária (freio a ar comprimido).

A introdução de forma mais generalizada da pneumática na indústria, começou com a necessidade, cada vez maior, da automatização e racionalização dos processos de trabalho. Apesar de sua rejeição inicial, quase que sempre proveniente da falta de conhecimento e instrução, ela foi aceita e o número de campos de aplicação tornou-se cada vez maior.

Hoje, o ar comprimido tornou-se indispensável, e nos mais diferentes ramos industriais instalam-se equipamentos pneumáticos.

Desvantagens Preparação:o ar comprimido requer uma boa preparação. Impureza e umidade devem ser evitadas, pois provocam desgastes. Compressibilidade: não é possível manter uniformes e constantes as velocidades dos pistões mediante o ar co mpri mido . Escape de ar:o escape de ar éruidoso. Custos:o ar comprimido éuma fonte de energia muito custosa. O custo de ar comprimido torna-se mais elevado se na rede de distribuição e nos equipamentos houvervazamentos considerávei s.

Vantagens Volume:o ar a ser comprimido encontra-se em quantidades ilimitadas praticamente em todos os lugares. Transporte: facilmente transportável por tubula ções. Armazenagem:o ar pode ser sempre armazenado ou transportado em reservatórios. Temperatura: garant ia de funcionamento seguro, apesar das oscilações de temperatura. Segurança:não existe o perigo de explosão ou incêndio. Limpeza:o ar comprimido élimpo, não polui o ambiente. Construção: os elementos de trabalho são de construção simples. Velocidade:ao ar comprimido permite alcançar altas velocidades de trabalho. Regulagem:as velocidades e forças dos elementos a ar comprimido são reguláveis sem escala. Segurança contra sobrecarga:os elementos e ferramentas a ar comprimido são carregáveis atéa parada final e, portanto, seguros contra sobrecarga.

3. MATERIAIS E UTILIZADOS

Compressor de Ar;

Tubos para condução do ar comprimido;

Painel didático para acionamentos elétricos;

Botões de Acionamento;

Valvulas pneumáticas;

Atuadores de simples e dupla ação;

Acionamentos por rolete;

Acionamento por Relé e Solenoide

Software FluidSim-P

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1. Uso do Compressor

1.2 Ligar o compressor para que o estoque de ar se complete;

1.3 Através de mangueiras conduzir o ar comprimido até o painel didatico.

2. Uso do Painel Didático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com