TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folkisonomia

Artigo: Folkisonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Rodrigo de Almeida Costa

Resumo Folksonomia

A folksonomia representada a uma classificação que objetiva facilitar ao reconhecimento da informação e recuperação da informação, podendo ser realizada pelo próprio usuário, este que assume papel importantíssimo. Usando as tag ou etiquetagem para a classificação representação e o reconhecimento de coisas por exemplo: imagens, vídeos etc... Del.icio.us é um serviço on-line que permite ao usuário pesquisar e armazenar seus endereços favoritos, analogamente à barra de favoritos do Desktop, mas seu grande diferencial é a possibilidade de acesso em qualquer computador conectado à internet. É mais que um mecanismo de busca, é uma ferramenta para arquivar e catalogar sites preferidos, facilitando o acesso posterior. Connote é um serviço para gerenciamento de referências e documentos online, seu desenvolvimento foi pensado para os cientistas e pesquisadores, estando voltado prioritariamente para estes, visto que este serviço reconhece uma série de sites científicos, o usuário, ao salvar um artigo, ou outro documento, no Connotea, acrescenta tags de sua escolha, da maneira que considerar mais conveniente, podendo assim utilizá-las para a recuperação posterior. E permite ainda que os usuários acompanhem destaques referentes a artigos interessantes, isto por meio das tags ou por meio da rede de usuários com interesses semelhantes.

Bibsonomy permite que o usuário através de uma conta e uma senha faça uploads transferências de arquivos bibliográficos (livros, artigos, teses, dissertações, dentre outros), em diferentes formatos, para o sistema, compondo uma espécie de biblioteca digital, que pode ser acessada de qualquer computador conectado à internet.

Twitter é um serviço de micro-blogging, ou seja, um blog limitado, que permite a publicação de apenas 140 caracteres. É uma proposta de troca de informações e notícias sobre o que acontece em poucas palavras. Por ser um serviço de mensagens curtas, o uso da folksonomia facilita o entendimento das mensagens. Isto porque, no momento em que se noticia algo, ou se insere alguma informação, acrescenta-se uma tag referente ao conteúdo. No Twitter, as tags são precedidas pelo ícone “#”.

O uso de tags para classificar conteúdos em meio eletrônico, ou folksonomia, é uma maneira facilitadora de classificação, pois, por ser feita pelo próprio usuário, permite que o mesmo nomeie os conteúdos disponíveis na Web de maneira mais acessível, facilitando uma nova consulta tanto pelo usuário que o nomeou como por outro que não acrescentou nenhuma tag a esse conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com