TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Ingresso Ao Ensino Superior

Dissertações: Formas De Ingresso Ao Ensino Superior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Há diversas formas para ingressar nas instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Os principais são as tradicionais provas de vestibular e a utilização do ENEM.

Desenvolvimento

Vestibular agendado

Nesse modo de entrada, o candidato preenche um cadastro e agenda um dia para ir até a instituição de ensino para fazer uma prova Em função do desempenho e se houver vaga, o estudante já pode fazer a matrícula.

Vestibular tradicional

Grande parte das instituições de ensino aderem a um processo seletivo próprio, em que os candidatos que fizeram as maiores pontuações são selecionados. Cada faculdade define os seus critérios, mas é possível que haja uma primeira fase, onde há testes de múltipla escolha, e uma segunda, com exame discursivo que cobra conhecimento sobre os conteúdos propostos no manual do candidato.

Vestibular continuado ou seriado

Esse critério de seleção analisa os estudantes durante o ensino médio por meio de provas que são aplicadas ao final de cada um dos três anos, abordando conteúdos previstos. "Nele, o estudante deve fazer provas nos primeiro, segundo e terceiro anos e, ao final, o conjunto dessas notas compõe uma nota de seleção", diz Godinho, do Vértice. É o caso da UnB (Universidade de Brasília).

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais. O exame pode ser utilizado como único critério de seleção ou ainda como parte da nota final da primeira fase do vestibular de algumas instituições e para preencher vagas remanescentes. "Ele é mais voltado para as questões práticas e foi muito bem aceito pelos estudiosos", afirma Paulo Motta, da Unesp. "Ele torna o vestibular mais acessível, principalmente aos alunos oriundos da escola pública". Outra modificação foi a criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. "As faculdades públicas, em sua maioria, têm um vestibular tradicional, com data marcada. Mas existem aquelas que usam somente o Enem. Então, você deve se inscrever no Sisu, geralmente no mês de janeiro, e irá concorrer às vagas disponíveis". O Sisu é realizado duas vezes por ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Bolsas

Após a entrada no ensino superior, os estudantes podem ainda ser beneficiados por bolsas de estudo. "Existem muitas instituições que dão bolsas de 100% para os primeiros colocados no vestibular", conta Andrea, do colégio Vértice. Entre as opções, existe o Prouni (Programa Universidade para Todos), que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. O programa também seleciona os candidatos com base na pontuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com