TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Do Adm

Trabalho Escolar: Formação Do Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Análise dos Aspectos Demográficos

A Região Metropolitana de Porto Alegre, também conhecida como Grande Porto Alegre, reúne 32 municípios do estado do Rio Grande do Sul em intenso processo de crescimento. Inclui também os chamados Vale dos Sinos e Vale do Paranhana. Inicialmente, quando foi criada por sua lei em 1973, eram apenas 14 minicípios. O crescimento demográfico, a interligação das malhas urbanas e as emancipações, fizeram com que novos municípios tenham se integrado à região metropolitana, totalizando 33 em 2010.

Atualmente compreende 10.234.012 km² e, segundo censo do IBGE de 2010, possui 4.011.224 habitantes, sendo a quarta mais populosa do Brasil – superada apenas pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e atualmente é a 82ª maior aglomeração urbana do mundo (391,95 habitantes/km2). A RMPA constitui-se em pólo de atração no Estado onde, atraídos pelos preços mais baixos da terra e pelas facilidades de emprego das áreas de expansão econômica, aportam migrantes de todo o Estado.

A Região Metropolitana de Porto Alegre constitui-se numa área estratégica para o desenvolvimento do estado. Nela encontram-se algumas das maiores e mais importantes empresas do país, como montadoras de veículos, pólos petroquímicos, indústrias de autopeças, plásticos, produtos alimentícios, etc. A região também está localizada numa posição estratégica em referência ao Mercosul, sendo o Aeroporto Internacional Salgado Filho a principal porta de entrada para passageiros vindos de países do Cone Sul.

A taxa de desemprego em Porto Alegre é a mais baixa entre as seis regiões metropolitanas do Brasil pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de desocupação na Capital ficou em 3,9% em fevereiro - bem abaixo da média nacional, que marcou 5,6%. Já segundo o Dieese, a taxa de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre passou de 6,3% para 6,2%, com variação de apenas 0,1%. Nos últimos 12 meses pesquisados, o desemprego na Grande Porto Alegre apresenta redução, passando de 7% em fevereiro de 2013 para 6,2%. O número de trabalhadores sem emprego caiu em 13 mil pessoas nesse período. No total, o número de desempregados em fevereiro foi estimado em 119 mil pessoas, cerca de 2 mil a menos do que no mês anterior.

Em relação aos setores de atividade econômica, o segmento de serviços registrou maior alta no número de trabalhadores ocupados, com elevação de 0,6%, seguido pelo de reparação de veículos automotores e motocicletas (aumento de 0,3%). Já os segmentos que registraram maior retração na quantidade de pessoal ocupado foram as indústrias de transformação (-1,3%) e de construção (-2,2%).

Durante muito tempo o marketing se pautou exclusivamente pela segmentação demográfica. Dados como sexo, idade, classe social, localização geográfica, e outros, sempre serviram muito bem aos projetos, que podiam extrapolar os dados de pesquisas demográficas para ter uma ideia bem precisa de como atingir seu público alvo. Mas, o mundo mudou. Com a internet e mais precisamente com as ferramentas de busca, uma nova forma de segmentação começou a ganhar força entre os profissionais da área. É a intenção demonstrada pelo usuário. Isso porque quando um usuário realiza uma busca na internet, ele não está demostrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com