TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frescobol

Artigos Científicos: Frescobol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

frescobol

História

Sobre a história do frescobol, o que se sabe é que a sua prática surgiu antes do nome. Tudo indica que o frescobol seja uma derivação da prática do tênis de praia, pois na década de 1950, o arquiteto Caio Rubens Romero Lira, que costumava jogar tênis com amigos na praia de Copacabana (RJ), teria encomendado uma raquete de fabricação de madeira, de modo a não ser corroída pela maresia, como acontecia com as raquetes tradicionais.

Foi apenas em meados de 1980 que tiveram início algumas competições locais de frescobol. O primeiro circuito nacional dessa modalidade só ocorreu em 1994, e ficou constituído como um marco, uma vez que o circuito passou por diversas localidades e fez com que os praticantes interagissem entre si. A partir de então, federações estaduais foram formadas no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo, e juntas organizaram o 1º Congresso de Frescobol, de onde saíram as regras gerais que norteiam o esporte.

O nome Frescobol foi criado pois o termo “Frescor do final da tarde” era utilizado por senhoras que frequentavam a praia à tarde. Os “gringos” que não suportaram jogar no alto calor do RJ, misturaram os termos “FRESCO” + “BALL” e os cariocas denominaram o esporte de FRESCOBOL.

Como se joga

O Frescobol é praticado por uma equipe de dois ou três atletas durante um tempo determinado, caracterizando uma dupla ou trinca respectivamente, o qual utiliza uma bola de borracha e raquetes de madeira, fibra ou similar, próprias para o esporte.

É a apresentação da cooperação pois não existem adversários e sim parceiros, companheiros.

Enquanto que na maioria dos esportes um atleta busca explorar os pontos fracos do outro, no Frescobol o atleta explora os pontos fortes do companheiro.

Este esporte tem como objetivos:

- enviar a bola de um atleta para o outro sempre colocando-a onde o parceiro(a) consiga rebater e mantendo-a no ar pelo maior tempo possível,

- executar a maior quantidade possível de ataques sendo esses: potentes, precisos e em várias posições.

Em um Campeonato:

A equipe (Dupla ou Trinca, Masculina ou Mista ou Feminina);

Possui o período de 5 (cinco) minutos (300 segundos) para se apresentar. Esses 5 minutos são de jogo efetivo (bola no ar);

Ao término de cada sequência (quando a bola cai) o cronômetro é parado pelo árbitro central;

As equipes, durante a apresentação possuem o direito a pedir um intervalo de tempo de 1 (um) minuto (descanso);

O time de arbitragem é composto de 3 árbitros e é o árbitro central que autoriza os inícios de cada sequência, através de um sinal sonoro(apito) e cronometra as sequências. Os outros 2 (dois) árbitros técnicos, com atenção voltada para cada jogador, anotam na ficha de avaliação:

Quantidades de bolas de “Ataque” (que só é valido um ataque se a defesa retorna para o atacante, gerando uma sequência de jogo);

Recursos técnicos, destreza de cada jogador, ataque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com