TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fresdr DDeadr

Artigos Científicos: Fresdr DDeadr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

NEOCLASSICISMO

A arte neoclássica é baseada na crítica, que logo se torna condenação, da arte imediatamente anterior, o Barroco e o Rococó. O neoclassicismo é a volta ao passado, ou seja, a volta a arquitetura antiga. Por isso, ele adota a arte greco-romana como modelo de equilíbrio, proporção, clareza e fonte de inspiração.

Nesta fase, a arquitetura não deve mais refletir as ambiciosas fantasias dos soberanos, e sim responder a necessidades, habilidades, virtuosismo individual, mas um instrumento racional que a sociedade constrói para suas necessidades e que deve servir a ela.

A pressão dos problemas suscitados pelas rápidas transformações de situação social, política, econômica, bem como pelo impetuoso crescimento da tecnologia industrial, sem dúvida contribuiu para a identificação do ideal estético com o do grego-romano.

Procurar a dar ordem à vida prática e, portanto, à cidade como local e instrumento da vida social leva à invenção de novos tipos de edifícios, como de escolas, hospitais, cemitérios, mercados, alfândegas, portos, quartéis, pontes, ruas, praças etc.).

A arquitetura neoclássica tem um caráter fortemente tipológico, em que as formas atendem a uma função e uma especialidade racionalmente calculadas.

A cidade se torna instrumento pelo qual uma sociedade realize e expresse seu ideal de progresso, deve ter um asseio e um aspecto racionais. A técnica dos arquitetos e engenheiros deve estar a serviço da coletividade para realizar grandes obras públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com