TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Friabilidade

Artigos Científicos: Friabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  1.231 Visualizações

O teste de friabilidade permite avaliar a resistência dos comprimidos a agentes externos como o atrito. O objetivo é garantir que eles se mantenham íntegros durante os processos industriais, como acondicionamento, revestimento, envelopamento, emblistagem e transporte2 . Os comprimidos são pesados, submetidos à ação do aparelho e em seguida, depois de retirados todos os resíduos de pó, pesados novamente. O percentual de peso perdido corresponde à friabilidade do comprimido3 .O friabilômetro contém um cilindro, onde são colocados os comprimidos a serem testados, que gira em torno de seu eixo a 25 rotações por minuto. A cada volta, um dos comprimidos é lançado para fora e cai em queda livre.

Friabilômetro ou friabilimetro é um equipamento muito utilizado em laboratórios e indústrias farmacêuticas para medir o grau de friabilidade dos comprimidos. O friabilômetro é capaz de apontar se uma cápsula ou comprimido é resistente ao atrito, por exemplo.

Os testes feitos com friabilômetro permitem verificar se os comprimidos se manterão íntegros durante o processo de acondicionamento, revestimento, envelopamento e transporte.

O friabilômetro “lança” repetidamente esses comprimidos durante o movimento giratório do equipamento, a uma velocidade de 25 rpm. O friabilômetro deve atender às especificações de fabricação da Farmacopéia, que aconselha um valor inferior a 7,5% do peso estabelecido.

- See more at: http://www.splabor.com.br/blog/tag/friabilidade-de-comprimidos/#sthash.Z8ZiwmrM.dpuf

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com