TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundição

Tese: Fundição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Tese  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Fundição

Na metalurgia, a fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo. A fundição é mais frequentemente usada para fazer peças complexas que seriam difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos. Os processos de fundição são conhecidos há milhares de anos, e amplamente utilizados em esculturas, especialmente em bronze, jóias em metais preciosos, armas e ferramentas.

Modelos

É a cópia fiel da peça a ser fundida, a confecção do modelo deverá ser confeccionado a partir de um projeto de seu respectivo desenho técnico, o modelo terá seu formato modelado por areias de fundição adequadas a fim de se obter um molde da peça a ser fabricada, o modelo deverá ainda prever em suas dimensões a contração volumétrica do metal, isto é, a compensação em termos de volume já que o aço irá contrair a medida que for solidificando, medidas excedentes no modelo são usadas para a formação do sobre-metal, uma adição extra de metal que posteriormente após solidificação será usinado na peça final para um melhor acabamento superficial, o modelo deverá ter um ângulo de saída para que este não fique “preso” no molde com cerca de 2º a 4º graus de ângulo de abertura não sendo aceitos modelos com 90º ou menos, se este estiver fora desse padrão haverá contra saída, a impossibilidade de retirada do modelo do molde. Se uma peça possuir detalhes internos como cavidades por exemplo deverá ser usado um macho, os machos são utilizados para preencher cavidades ou passagens da peça. O macho é colocado no molde antes do vazamento do metal líquido.

Os machos, como os moldes, devem apresentar certa resistência, permeabilidade e devem ser quebradiços para poderem ser retirados com facilidade. Para se obter essas características, os machos são confeccionados a base de areia e aglomerados.

colocação dos canais de vazamento.

Projeto

O projeto de fundição é o conjunto de informações dispostas num desenho contendo os dados de numero e posição de massalotes e resfriadores, canais de vazamento, respiros, etc.

Massalotes:

São reservatórios de metal liquido que irão compensar a contração do metal da peça quando da mudança do estado liquido para o sólido. Um massalote mal dimensionado irá causar um “rechupe” ou vazio de contração na peça.

Resfriadores:

São peças metálicas que entrarão em contato com a superfície da peça, acelerando a solidificção naquela posição.São usados para direcionar a solidificação de forma a aumentar a eficiência dos massalotes.

Respiros:

São canais para saída do ar e dos gases de combustão da resina da areia durante o vazamento do metal no molde.

Canais de vazamento:

São os dutos para levar o metal vindo da panela de vazamento até o interior do molde, que contém a cavidade que irá formar a peça fundida.

Etapas da Moldagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com