TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função de estoque

Seminário: Função de estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

• Função do Estoque

Os estoques são altamente custosos para as empresas, mas eles são necessários. Houve um tempo em que as empresas acreditavam que deveriam baixar a zero seus estoques influenciados pela superioridade incontestável dos sistemas de gestão dos japoneses, o que trouxe sérios problemas estratégicos. O que na verdade deveria ser incessantemente buscado, é não possuir uma grama se quer a mais além das quantidades necessárias estrategicamente.

Os estoques têm a função de regular o fluxo de materiais, servindo como amortecedor na diferença entre entradas e saídas de materiais. Os estoques proporcionam independência entre as fases do processo produtivo, ou seja, quando há a interrupção em uma das fases, a outra não ficará desguarnecida, é uma forma de minimizar possíveis gargalos, embora seja uma alternativa de alto custo.

Para explicar a geração de estoques nessa diferença de fluxos, foi dividido em três tipos:

§ Estoques de matérias-primas:

a) Confiabilidade do fornecedor: quantidades entregue fora dos prazos e das quantidades esperadas.

b) Processo produtivo: Pode haver um inesperado crescimento no consumo por conta de um lote de material que foi retido pelo Controle de qualidade por estar fora da especificação, e com isso é necessária à utilização de outro lote.

§ Estoque de material semi-acabado: equipamentos com velocidades diferentes ou até mesmo a quebra de um deles.

§ Estoque de produto acabado: para diferentes taxas de demanda de mercado e produção, pode-se decidir em manter a produção estável, necessitando assim de estoques para cobrir os picos de demanda por um produto ou a reposição em virtude de algum problema que possa ocorrer com algum lote produzido.

• Centralizar ou descentralizar

Para as incertezas citadas acima são criados os chamados estoques de segurança. Além dos estoques de segurança, existem também os estoques estratégicos por meio de antecipação de produção para aproveitar set-up ou reduzir ociosidade na fábrica. Outra forma de gerar estoque é por meio da especulação, ou seja, com a intenção de criar valor e realizar lucro, comprar quantidades superiores a sua necessidade mediante desconto financeiro ou antes do aumento de preço.

Para empresas que tem múltiplas unidades, fica o dilema, se estoque é custo e reduzir estoques significa colocar mais dinheiro no caixa, o ideal é sempre reduzi-los, portanto, centralizar é melhor, mas a centralização aumenta o risco de ruptura e pode até parar a operação, então, descentralizar é melhor, porém esta ação pode aumentar os estoques e consequentemente os custos, o que fazer?

Este é o ponto, em minha opinião buscar a redução dos estoques, tem que ser uma constante, mas cada caso deve ser analisado detalhadamente, uma solução que funciona bem para um tipo de empresa, pode não funcionar para outra.

A melhor solução é sempre analisar todas as variáveis envolvidas na operação e ai sim decidir qual o melhor modelo, que pode inclusive ser um hibrido (centralizar alguns itens e descentralizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com