TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Inorganicas

Monografias: Funções Inorganicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE SOBRE FUNÇÕES INORGÂNICAS

Vamos conhecer melhor as substâncias inorgânicas. Para isso, antes de resolver a atividade abaixo, leia com atenção sobre o assunto.

E então responde o que se pede.

01 - Defina um ácido e dê exemplos. Escolha um ácido e cite suas propriedades e aplicações. (máximo 4 linhas).

São compostos covalentes que reagem com água, sofrem ionização, formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ .Ex. Ácido sulfúrico (H2SO4), ácido clorídrico (HCl), entre outros presentes na nossa alimentação, nas, também usado na fabricação de papel, explosivos e é utilizado nos fertilizantes.

02 - Defina uma base e dê exemplos. Escolha uma base e cite suas propriedades e aplicações. (máximo 4 linhas).

É uma função química caracterizada por um cátion (geralmente um metal, exceção feita apenas ao cátion amônio) e o ânion hidroxila. Ex: NaCl hidróxido de sódio (sal de cozinha). É usada em indústrias, laboratórios e está presente em nossas casas em forma de materiais de limpeza, o qual utilizamos em nosso dia-a-dia.

03 - Defina um sal e dê exemplos. Escolha um sal e cite suas propriedades e aplicações. (máximo 4 linhas).

São compostos que em água se dissociam num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Ex. cálcio (Ca), Fluoreto de sódio (NaF), entre outros, Temos vários tipos de sais, temos os sais utilizados na fabricação de sabões, vidros, efervescentes, soro fisiológico, etc. Além é claro do nosso tão usado sal de cozinha.

04 - Defina um óxido e dê exemplos. Escolha um óxido e cite suas propriedades e aplicações. (máximo 4 linhas).

São compostos binários formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Ex. Óxido de cálcio (CaO), Óxido nitroso (N2O), Dióxido de enxofre (SO2), Monóxido de carbono (CO), utilizados como alvejantes e também no branqueamento de óleos alimentícios, além de ser usado para se obter produtos químicos e na metalurgia do aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com